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A Prefeitura do Natal promoveu, na quarta-feira (9), uma reunião técnica entre a Ouvidoria-Geral do Município, a Ouvidoria do SUS Natal e representantes do Ministério da Saúde, afim de fortalecer os canais de escuta da população e aprimorar os fluxos de atendimento às demandas relacionadas aos serviços públicos de saúde.
O encontro foi realizado por vídeo conferência na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) e tratou do aperfeiçoamento da comunicação entre as esferas municipal e federal. Entre os principais temas discutidos, esteve a revisão dos protocolos de encaminhamento de manifestações, como denúncias, reclamações e sugestões, garantindo mais agilidade no retorno ao cidadão e evitando retrabalhos.
Também foi abordada a necessidade de integração entre os sistemas de ouvidoria utilizados pelos diferentes entes da administração pública. A proposta é melhorar o compartilhamento de informações e o monitoramento conjunto das demandas, assegurando um atendimento mais coeso e eficiente para os usuários do SUS.
A Ouvidora-Geral do Município de Natal, Nina Salustino destacou o impacto prático da iniciativa: “Trabalhar em rede é essencial para qualificar a resposta ao cidadão. Essa articulação nos permite alinhar condutas, integrar ferramentas e, sobretudo, garantir que as demandas de saúde sejam tratadas com a seriedade e a celeridade que a população espera", afirmou.
Participaram da reunião os representantes da Ouvidoria do SUS Natal, Francisca Rêgo Oliveira de Araújo e Sulamita Pereira da Silva Lima; da Coordenação de Gestão da Informação em Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Márcio André Paysan de Jesus e Diego da Silva Meneses; e da Coordenação de Atendimento ao Cidadão e das Ouvidorias do SUS, Ísis Rháysa Alencar de Castro.