natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, localizada no bairro das Rocas, realizou, na tarde da terça-feira (16), o encerramento das atividades pedagógicas dos projetos didáticos desenvolvidos em parceria com a Escola M. Santos Reis. A programação reuniu estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e da tarde, e integrou as comemorações pelos 10 anos de funcionamento da biblioteca.
Instalada em outubro de 2015, com o apoio da Prefeitura do Natal, o espaço é fruto de parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/RN) e a Federação das Indústrias do RN (Fiern). Ao longo da década, a biblioteca tem se consolidado como referência em ações pedagógicas, culturais e de inclusão digital voltadas à comunidade.
De acordo com a gestora da biblioteca, Jeana Magalhães, o momento foi de celebração dupla: o encerramento do projeto Recompondo a Aprendizagem e os 10 anos da biblioteca. “Estamos comemorando o Natal do projeto Recompondo a Aprendizagem, das crianças e dos adolescentes, e também os 10 anos da biblioteca. Desenvolvemos atividades pedagógicas direcionadas à elevação da aprendizagem dos jovens, sempre com o apoio de parceiros”, destacou.
Pela manhã, houve apresentação natalina com as crianças e a presença da secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, professora Naire Capistrano. “Foi um momento muito bonito e significativo, que reforça o desejo da equipe de seguir com mais 10 anos de trabalho, mantendo o sucesso alcançado no processo de aprendizagem dos estudantes”, ressaltou Capistrano.
Um dos momentos mais aguardados foi a entrega dos presentes de Natal. A gestora explicou que os estudantes escreveram cartinhas ao Papai Noel, posteriormente adotadas por professores, equipes da escola e da biblioteca, além de parceiros institucionais.
A professora de Língua Portuguesa, Wallreine Medeiros, da Escola M. Santos Reis, destacou que o projeto desenvolvido na biblioteca representa um ano de intenso aprendizado aliado aos momentos de convivência e celebração. “Participo do projeto Recompondo a Aprendizagem com alunos do 9º ano, voltado para a preparação para a Prova Brasil, o Saeb e o IFRN, além de turmas do 7º e 8º ano em Língua Portuguesa. O projeto se encerra agora, e sempre realizamos comemorações em datas especiais. Entendemos a importância desses momentos”, relatou.
Outro destaque citado pela professora é a parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), que viabiliza atendimentos na Central do Cidadão para atualização da Carteira de Identidade Nacional dos estudantes. “Isso é fundamental, especialmente para os estudantes que vão prestar seleção para o IFRN, já que muitos ainda possuem documentos de quando eram crianças. Além disso, eles recebem orientações sobre direitos sociais e o Cadastro Único”, acrescentou.
A aluna Emília M. dos Santos, da Escola M. Santos Reis, que frequenta a biblioteca, destacou o impacto da experiência na formação. “Tive um grande período de aprendizagem aqui e um desenvolvimento muito bom. Gostei de todas as atividades das quais participei na biblioteca”, afirmou.
Já o estudante Everton Júnior, da mesma escola, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da aprendizagem. “Esse projeto Recompondo a Aprendizagem é muito importante, principalmente para quem quer prestar o IFRN e outras provas. O reforço em Língua Portuguesa ajuda bastante, especialmente no 9º ano, quando o volume de conteúdos e avaliações é maior. Sem esse apoio, fica muito difícil”, avaliou.