Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

29/11/2017 12:23
  • Prefeito em exercício, Álvaro Dias comparece a Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do TCE/RN
Alex Régis

O Prefeito em exercício Álvaro Dias participou, na manhã desta quarta-feira (29), da Sessão Solene da Assembleia Legislativa em Homenagem aos 60 anos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte – TCE/RN. A Sessão foi proposta pelo deputado George Soares.

Apesar de já funcionar desde 1957, a história do Tribunal de Contas do Estado começou, oficialmente, em 12 de janeiro de 1961, data oficial da sua criação, no final do Governo de Dinarte Mariz. A primeira composição contava com sete ministros: Vicente da Mota Neto (presidente), Oscar Nogueira Fernandes, José Borges Montenegro, Lindalva Torquato Fernandes, Aldo Medeiros, Morton Mariz, Romildo Gurgel e como Procurador Geral do TCE, Múcio Vilar Ribeiro Dantas.

“O Tribunal de Contas do Estado escreveu, ao longo desses 60 anos, uma história que dignifica o Estado do Rio Grande do Norte”, destacou o deputado George Soares, relembrando fatos históricos e conselheiros.

Foram homenageados na seção o auditor Aécio Augusto Emerenciano, o conselheiro Alcimar Torquato de Almeida, o conselheiro Antônio Severiano da Câmara Filho, o auditor Cláudio José Freire Emerenciano, o conselheiro Getúlio Alves da Nóbrega, o conselheiro Haroldo de Sá Bezerra, o conselheiro Manoel de Medeiros Britto, Maria Albaniza da Silva Carvalho, o conselheiro Valério Alfredo Mesquita, o procurador Francisco de Assis Dantas Barreto (in memoriam) e o procurador Francisco de Assis Fernandes (in memoriam).

O presidente do TCE, Antônio Gilberto Jales agradeceu a propositura da seção e disse que o Tribunal chega aos 60 anos com a missão de se tornar cada vez mais uma instituição modelo no controle das contas públicas. “Tenho dito que o TCE tem que fazer mais biópsias e menos autópsias. Ou seja, temos que evitar que o dano seja causado. Para isso contamos com um corpo técnico que, apesar de pequeno, é muito qualificado. Além disso procuramos fazer um excelente uso da tecnologia”, explicou durante apresentação de material sobre o funcionamento do Tribunal.