Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/03/2018 09:29
  • Professora relata importância do trabalho realizado na Sala de Recursos Multifuncionais
Manoel Barbosa

“Todos os dias eu aprendo lições de vida com essas crianças. Eles me estimulam muito neste trabalho, onde me dedico bastante aos meus alunos. Todo educador precisa se humanizar, gostar de pessoas e do que faz”. Esta é a síntese do que pensa a professora Wedna Maia, que leciona na “Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)” da Escola Municipal Professora Palmira de Souza, no Conjunto Santa Catarina, zona Norte de Natal. Wedna Maia atua na SRM desde 2015.

 

As Salas de Recursos Multifuncionais estão ambientadas nas unidades de ensino da Rede Municipal, onde é realizado o “Atendimento Educacional Especializado (AEE)”. Estes espaços dispõem de mobiliário, material didático e pedagógico, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial.

 

“Faço o melhor por aquelas crianças com deficiência, gosto de cuidar delas, e de ensinar desde ações simples, como aprender a amarrar o cadarço do tênis, e outras atividades para que elas vivam em uma sociedade melhor”, destaca a professora Wedna Maia.

 

A professora Wedna Maia conta que na escola Professora Palmira de Souza atende atualmente 32 alunos com algum tipo de deficiência diagnóstica matriculados na unidade, distribuídos nos dois turnos. E que para prestar um atendimento especializado, além de frequentar a sala de aula convencional, estes estudantes frequentam no contraturno uma sala estruturada para oferecer instrumentos necessários ao processo ensino-aprendizagem, considerando a deficiência de cada um.

 

“O verdadeiro sentido da inclusão é que o aluno, no seu horário regular, permaneça em sala de aula e no contraturno escolar trabalhamos com eles, na Sala de Recursos Multifuncionais”. A docente conta ainda que também auxilia os outros professores com atividades especiais para os alunos com deficiência. “Eu elenco uma caixa com atividades para cada aluno com deficiência, ajudando o professor de classe e fornecendo materiais específicos, que vai assistir esse aluno em sala de aula”.

 

Formada em pedagogia e especialista em psicopedagogia, Wedna Maia, lembra que foi gestora da E. M. Palmira de Souza, durante oito anos e após deixar a direção da escola passou a se dedicar integralmente aos cuidados dos alunos especiais. “Eles possuem variados tipos de deficiência como: Espectro Autista, Síndrome de Asperger, Síndrome de Down, alunos cadeirantes, com baixa visão, surdos e com Transtornos Globais do Desenvolvimento”, contou.

 

A professora conta ainda um pouco como funciona o trabalho na SRM. “Leio o laudo médico que recebemos no ato da matrícula, realizamos um diagnóstico para saber em que nível de aprendizagem encontra o aluno, e depois planejo com o professor de sala de aula as atividades para estes estudantes”. São atividades de coordenação motora, jogos para desenvolver o raciocínio, a percepção e atenção, além das atividades para desenvolvimento e inclusão social.

 

A docente fala também da necessidade de contato com a família desses estudantes. “Às vezes, eles chegam com a autoestima baixa, pensando que não conseguem desenvolver. Cada evolução é uma conquista, uma alegria. Mostro diariamente para as famílias que todo mundo tem capacidade de aprender e que seus filhos são pessoais muito especiais”.

 

O aluno Isack Constantino, de 10 anos, é filho do casal José Alves da Silva Júnior e Sulamita Caroline Constantino, e moram no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Ele é aluno diagnóstico com Transtornos Globais do Desenvolvimento e atualmente está no 5º ano do Ensino Fundamental. É acompanhado diariamente pela estagiária Milena Rodrigues da Silva e frequenta a sala multifuncional no horário matutino. “Isack é um aluno que já evoluiu bastante. Hoje consegui realizar várias atividades”, afirmou Wedna Maia.

 

A gestora administrativa Luciana de Souza Barbosa, destaca a importância da Sala de Recursos Multifuncionais. “O trabalho desenvolvido é de primordial importância, pois ajuda no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Nós professores, não temos bagagem suficiente para lidar com os diversos tipos de deficiências que aparecem diariamente na escola. A Sala de Recursos Multifuncionais vem para auxiliar o trabalho do professor de sala de aula e para ajudar a criança com deficiência chegar em uma aprendizagem significativa de acordo com cada deficiência”.

 

A unidade de ensino funciona na Rua Volta Redonda, s/n, bairro Potengi. Atende 502 estudantes, do 1º ao 9º ano, na faixa etária dos seis aos 16 anos.

 

Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)

 

As Salas de Recursos Multifuncionais integram as atividades da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Educação Especial. Em toda rede estão em funcionamento 46 salas de recursos multifuncionais. Para colocar em funcionamento as salas multifuncionais, 68 professores estão em permanente capacitação.

 

O Setor de Educação Especial da SME, se responsabiliza com os assessoramentos nas unidades de ensino e com as formações continuada destinada aos professores que atuam na SRM. Essa formação ocorre mensalmente, a fim de formar o professor no seu turno de trabalho, contemplando as necessidades deste.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css