Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/07/2018 16:34
  • Servidores participam de I Oficina de Sensibilização sobre Pessoas com TAC

Nesta terça-feira (17), o auditório do Centro de Controle Zoonoses recebeu Diretores, administradores, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias que atuam nos Distritos Sanitários Norte I e Norte II e convidados para participaram da "I Oficina de Sensibilização de Servidores acerca de Pessoas com Transtorno de Acumulação Compulsiva". O evento aconteceu na terça-feira (17), no auditório do Centro de Controle Zoonoses.

 

O evento teve início com a palestra da psicóloga Emanuelle Camelo, que mostrou as características da pessoa com TAC e apresentou o histórico do Grupo Articulador de Redes para o Cuidado Integral ao Portador de Transtorno de Acumulação - GARRA, e a servidora Maria do Carmo Martins, que palestrou sobre a sistematização do TAC para servidores. 

 

A Oficina foi conduzida por Rossana Costa, que trabalhou alguns questionamentos considerados pontos chaves para a compreensão e identificação da pessoa com Transtorno de Acumulação Compulsiva - TAC, no território de atuação desses agentes. 

 

Este evento é uma das ações de articulação e mobilização para a garantia de acesso aos serviços destas pessoas, buscando a melhoria de vida individual e coletiva dos mesmos. A Oficina também será ofertada posteriormente aos demais servidores dos Distritos Sanitários Oeste, Leste e Sul. 

 

Segundo a sanitarista Emília Margareth, também membro do grupo articulador, "a preparação desses servidores é de suma importância na condução das ações de acompanhamento da pessoa com TAC, pois em geral são estes profissionais do SUS, a manterem o contato direto, podendo identificar dentro de seus territórios alguns comportamentos que caracterizam a pessoa portadora desse tipo transtorno, adquirindo uma relação de confiança para trazer o caso à rede de cuidado”. 

 

O Grupo Articulador de Redes para o Cuidado Integral ao Portador de Transtorno de Acumulação, denominado GARRA, foi instituído no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde pela Portaria nº 0052/2017, visando acompanhar o desenvolvimento de ações que favoreçam a inclusão social com vistas à promoção da autonomia e do exercício da cidadania, pelo SUS, promovendo também a vinculação das pessoas portadoras destes transtornos e seus familiares aos pontos de atenção.  

 

O GARRA é constituído por representantes técnicos de Departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, como a atenção básica, atenção especializada e da vigilância em saúde, vem desenvolvendo ações como essa e demais que visam ofertar o cuidado as pessoas com Transtorno de Acumulação Compulsiva. 

 

Para a psicóloga Emanuelle Camelo, membro do GARRA, " o desafio está em alinhar o processo deste cuidado, bem como articular junto a outras secretarias e os mais diversos profissionais, de acordo com a necessidade caso a caso".  

 

O resultado da primeira oficina foi surpreendente. Conhecedores de alguns casos de TAC, os três grupos de trabalho formados na Oficina, elaboraram, além de sugestões, opiniões e expectativas, expressões como "Os Acumuladores de Dinheiro, referindo-se ao caso de alguns políticos brasileiros;  "A Luz no Fim do Túnel", como alguns portadores de TAC veem os agentes de campo; e por fim, que os agentes possam "Construir mais Pontes, que Muros", para estas pessoas em seus territórios.  




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css