natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com o objetivo de levar cultura e arte para a comunidade do Leningrado, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arnaldo Arsênio de Azevedo vai receber a “I Vernissage Música e Graffiti”, neste sábado (01/06), às 9 horas. A ação faz parte da parceria com a Guarda Municipal, por meio do Projeto da Ronda Ostensiva de Proteção Escolar.
O evento vai acontecer no pátio da unidade de ensino da Rede Municipal, que está localizada na Rua Ana Paula Barbosa, S/N no Guarapes, Conjunto Leningrado, Zona Oeste da capital. A I Vernissage é um evento cultural que vai apresentar as atividades do “Plantando Atitude”, projeto de grafite e música. O projeto é realizado pela Guarda Municipal e parceiros, e conta com aulas de grafite e música para jovens da comunidade, ex-alunos e familiares das crianças do CMEI. As aulas do projeto são ministradas por guardas municipais, entre eles, o instrutor de música Leduar Silva e o instrutor Nathan Fernandes, para a turma do grafite.
Para receber os convidados com uma boa música ambiente, a I Vernissage contará com a apresentação da Banda ROPE, formada por alunos da Zona Norte, de escolas municipais e estaduais. Durante a programação, terá um atelier com exposição das atividades dos alunos do grafite, realização de grafite ao vivo, pintura de telas, pintura de camisetas na técnica vazada, exposição fotográfica de artistas e realização de caricaturas. Além da apresentação especial da banda de música do projeto, tocando músicas popular brasileira. O apresentador do programa de cultura popular Cafundó, Geraldo Maia, já confirmou presença.
Para o coordenador do ROPE, Emerson Bruno Pinheiro Tavares, a I Vernissage visa integrar a população e estreitar os laços com o agente de segurança pública e a comunidade. “A Guarda Municipal realiza o policiamento comunitário e a ideia é levar, para a região do Leningrado, arte, cultura, poesia e música, entre outras ações”.
A diretora administrativa do CMEI Arnaldo Arsênio, Liane Meire, ressalta que a unidade, em parceria com o trabalho da Guarda Municipal, por meio do ROPE, e outros parceiros, abriu as portas da unidade de ensino para abraçar algumas necessidades da comunidade do Leningrado. “O CMEI está de mãos dadas com a população da região. Abraçamos alguns jovens que estavam vivendo de maneira ociosa”. Ela conta que os alunos do projeto já realizaram a pintura do muro da escola com grafite.