Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/09/2021 16:53
  • Escola Municipal Irmã Arcângela promove ação dedicada ao Setembro Amarelo  
Foto: SME

A Escola Municipal Irmã Arcângela trabalhou em sala de aula o tema “Valorização da vida”, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para o encerramento das atividades, a unidade de ensino convidou a profissional de Educação Física, Leila Santos Maia, que ministrou a palestra sobre o projeto “Ponte da Vida”, na última sexta-feira (17), no pátio da escola, no bairro Igapó, Zona Norte da capital. Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo.  

O trabalho na escola, em virtude da campanha nacional do Setembro Amarelo que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento, começou semanas atrás na instituição, onde os alunos trabalharam suas emoções e fizeram atividades artísticas, que culminaram na palestra de Leila Maia. Na conversa com os estudantes e professores, a educadora física mencionou trechos da sua história de vida, que fizeram com que ela tomasse a iniciativa de iniciar o projeto “Ponte da Vida” e outros projetos relacionados com a prevenção ao suicídio. Leila Maia ainda fez uma série de exercícios juntamente com os alunos, para que eles se conectassem com suas emoções naquele momento.

A palestrante Leila Santos Maia explicou que o projeto “Ponte da Vida” foi iniciado em 2018 e surgiu através de uma vivência pessoal. “Perdi meu pai através de um suicídio quando eu tinha seis anos e o suicídio traz um tabu, um estigma muito grande, um peso na vida de quem sofre com essa dor, essa dor de perder alguém e não entender porque alguém tira a vida. Eu era muito criança, não entendia e cresci com a carga de não falar sobre isso, de nem rezar pelo meu pai, porque também existe um tabu religioso. E através de uma vivência espiritual, através do perdão, de me perdoar por sentir coisas ruins a respeito do meu pai, eu entendi que nós precisávamos falar sobre isso de uma maneira responsável, e foi quando eu quis chamar a atenção da sociedade a respeito do tema de uma forma positiva”, explicou Leila Maia.  

A gestora pedagógica da Escola Municipal Irmã Arcângela, Rossana Rodrigues Maurício Lopes, ressaltou que todo ano é trabalhado o tema “Valorização da vida”. “Os professores já vinham trabalhando esse tema em sala de aula, com estudantes do 6º ao 9º ano e agora realizamos a culminância, trazendo a palestrante Leila Maia. É preciso dizer também que nós estamos recebendo muitos relatos dos pais preocupados com os tantos casos de automutilação entre os jovens”. O aluno do 9° ano, José Matias Crispim de Almeida, afirmou que “eu acho que nós precisamos valorizar mais a nossa vida, entender que não é uma coisa banal. A vida é muito importante”, finalizou o estudante.  





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css