natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, por meio do Departamento de Alta Complexidade, lançou neste mês de novembro uma cartilha com orientações para o atendimento de famílias em situações de desastres e emergências que envolvam a Política de Assistência Social. A cartilha, intitulada “Cartilha de Orientações para Atuação em Abrigos Provisórios”, é um documento de referência fruto do trabalho do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências.
Segundo o coordenador do serviço, Stenio Oliveira, a pandemia mostrou o quanto a política assistencial é necessária, e os profissionais precisam estar capacitados para atuar. “O material tem por objetivo orientar os profissionais da Semtas sobre quais os cuidados necessários para o acompanhamento das famílias e indivíduos que precisam de abrigamento provisório devido situações de calamidades, desde a escolha e instalação adequada do local, a alimentação ofertada e preparação das refeições, construção da rotina do abrigo e organização dos dormitórios, dentre outras particularidades".
A Cartilha traz noções básicas e cuidados essenciais, tais como: os espaços necessários para a organização de um abrigo; o processo de acolhida das famílias e indivíduos atingidos(as) por desastres; a rotina do trabalho no abrigo; dentro outros, na perspectiva de nortear a ação das diferentes categorias profissionais que atuam ou atuarão nos Serviços de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e de Emergências, mais especificamente nos abrigos provisórios.
Para conferir a cartilha clique aqui