Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

01/12/2021 15:00
  • SMS Natal marca Dezembro Vermelho com diversas atividades de prevenção ao HIV
Arte: SMS

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS (01 de dezembro) e a campanha Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), em parceria com algumas instituições, realiza durante este mês diversas atividades relacionadas à prevenção do HIV. As ações têm palestras, distribuição de preservativos, teste rápidos de HIV/Sífilis, rodas de conversa, entre outras ações educativas nos serviços de saúde do município.

De acordo com a chefe do Núcleo Municipal de ISTs/AIDS e Hepatites Virais, Emilly Miranda, a data tem como objetivo lembrar a sociedade da intensa luta travada contra a AIDS e trazer os valores de compreensão, solidariedade e apoio às pessoas infectadas pelo vírus HIV/AIDS.

“O Departamento de Atenção Básica e o Núcleo Municipal de ISTs/AIDS e Hepatites Virais, alerta alerta a toda rede de saúde para o HIV/AIDS e chama atenção para importância da realização de ações no dia 1º de dezembro e durante todo o mês, para mobilizar a sociedade, despertando na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos, considerando seus índices preocupantes e crescente principalmente na população jovem”, destacou Emilly.

“A prevenção combinada possibilita várias formas de prevenção ao HIV através das seguintes estratégias: praticas de sexo seguro (uso do preservativo masculino ou feminino); testagem regular para HIV; testagem no pré-natal; adesão ao tratamento antirretroviral (tratar para prevenir); redução de danos; profilaxia pós-exposição (PEP); diagnóstico e tratamento das IST”, finalizou Emilly.

A SMS realiza durante o ano todo, ações de prevenção  e diagnóstico com os testes rápidos HIV/Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já as pessoas diagnosticadas com HIV são encaminhadas ao Serviço de Atendimento Especializados (SAE).