Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/12/2021 15:40
  • Lagoas de captação recebem melhorias e outros serviços até o fim de janeiro
Foto: Semov

Iniciadas no último mês de novembro, a limpeza e as melhorias nas lagoas de captação da cidade continuam neste fim de ano e deverão entrar em 2022 com ações nas quatro regiões de Natal. A execução é da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Semov, os trabalhos realizados pela equipe do setor de conservação estão focados neste mês nas lagoas de Santarém, na zona Norte, e São Conrado, em Dix-Sept Rosado. "São equipamentos que aguardavam melhorias faz um tempo. Locais que precisam de ampliação nas suas capacidades de armazenamento e também infraestruturas que já estavam antigas", ressaltou Carlson Gomes.

No Santarém, as melhorias visam a ampliação da capacidade de armazenamento hídrico da lagoa, através da escavação, remoção da camada impermeabilizante e ampliação da área de contenção de águas pluviais. "Com isso, faremos a estabilização e o controle da infiltração das águas pluviais. Também faremos a limpeza através de máquinas roçadeiras e, contando com o apoio da Urbana, faremos a remoção de entulhos e vegetação. Até o momento, já foram concluídos cerca de 60% dos trabalhos", explicou o secretário de Obras Públicas.

São Conrado e novas lagoas

Iniciada em novembro e com previsão de término para janeiro, a limpeza da lagoa de São Conrado, na zona Oeste, visa a remoção de lixo e entulhos no entorno e dentro da lagoa, serviços de recuperação das grades de proteção, pavimentação da área de acesso à guarita, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias da guarita e remoção da camada impermeabilizante do chamado fundo de lagoa. "Logo depois delas, iremos às lagoas da Cidade da Esperança, Panatis, Alagamar e Jardim Progresso", ressaltou o secretário Carlson Gomes.

Paralelo aos serviços de manutenção, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, prossegue com o calendário de construção das novas lagoas na cidade. "Estamos com serviços avançados no Planalto e em Potilândia. Ao fim das obras, no primeiro semestre de 2022, a administração municipal entregará mais esses novos equipamentos de infraestrutura para as regiões Oeste e Sul e proporcionará maior segurança aos inúmeros moradores desses bairros", finalizou o secretário Carlson Gomes, da Semov.