Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/12/2021 17:15
  • Prefeito Álvaro Dias inaugura Estação Cidadania Esporte com presença de ministros
Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

Com a presença do ministro da Cidadania, João Roma, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o prefeito Álvaro Dias inaugurou na manhã desta sexta-feira (03), a Estação Cidadania Esporte Jorge Moura, localizada na rua do Baião, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte. 

Resultado de parceria entre a Prefeitura de Natal e o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania, o complexo é uma das maiores estruturas esportivas da cidade, e tem o objetivo de promover a iniciação ao esporte de crianças e jovens, como também a formação de novos atletas. 

A estrutura conta com um ginásio poliesportivo com quadra coberta, externa e salas estruturadas e adaptadas para receber paratletas. As modalidades oferecidas são judô, futsal, basquete e ginástica rítmica para crianças e jovens de 6 a 15 anos. As aulas terão início na próxima semana. O investimento total é de cerca de R$ 4,2 milhões.

“É um momento muito importante para todos nós a inauguração da Estação Cidadania Esporte Jorge Moura. Trata-se de um espaço de lazer moderno, com duas quadras poliesportivas, para crianças e adolescentes usufruírem. E o melhor é que fica ao lado do Ginásio Nélio Dias, reformado pela nossa gestão e novamente entregue à cidade do Natal. Estamos priorizando espaços que dêem mais qualidade de vida à população”, destacou Álvaro Dias. 

Ele disse ainda que o homenageado Jorge Moura foi um esportista que marcou época em Natal ao dirigir o voleibol da antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (Etfrn) e ao treinar a Seleção Norte-rio-grandense de Voleibol masculino, entre outros feitos. Na ocasião, o prefeito lembrou a conclusão das obras de drenagem e pavimentação de 334 ruas na Zona Norte e de seis lagoas de captação na região. 

Em sintonia com o prefeito Álvaro Dias, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que o equipamento inaugurado é de suma importância para a Zona Norte, porque, segundo ele, será a extensão do lar de crianças e adolescentes: “Não tenho dúvidas que as mães estão muito felizes”, assegurou. E finalizou: “O governo existe para que a cidadania seja um instrumento de transformação social”.

Por sua vez, o ministro da Cidadania, João Roma, historiou um pouco a sua relação com Natal. Pernambucano de origem, ele contou que aos seis anos pediu de presente aos pais uma viagem de férias à Cidade do Sol, pois já conhecera os encantos da capital potiguar, vez que tinha parentes em Natal. Ilustrou que veio outras vezes à cidade na adolescência e já como político. Ele é deputado federal pelo Estado da Bahia.  

Sobre a Estação Cidadania, destacou que o complexo servirá para descobrir vocações e lapidar talentos, e também formar cidadãos. Por fim, fez um pedido aos presentes no sentido de zelar e conservar o equipamento. Ao prefeito Álvaro Dias, pediu uma homenagem ao ex-vereador e ex-diretor do Procon Natal, Ney Lopes Júnior, falecido nesta semana em Natal.

Na avaliação da secretária municipal de Esporte e Lazer, Jódia Ferreira, a Estação Cidadania é um sonho que se tornou realidade. “A Estação Cidadania é um equipamento de iniciação ao esporte, que vai beneficiar crianças e adolescentes de seis a 15 anos. Vamos investir na transformação de cidadãos”, sublinhou a gestora.

Jorge Moura
O nome do equipamento esportivo é uma homenagem ao esportista potiguar que faleceu em agosto do ano passado, aos 74 anos, vítima de AVC. Jorge Moura foi goleiro de futebol e defendeu o ABC Futebol Clube e o Riachuelo Atlético Clube na década de 1960. Jogou vôlei pelo Alecrim e futebol de salão pelo América (RN). 

Como treinador de vôlei, conquistou vários títulos com o Alecrim e fez história na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (atual IFRN), além de ter comandado várias gerações na seleção do Estado. Também foi diretor da Fundação de Esportes de Natal (Fenat, antiga SEL).
 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css