Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/12/2021 14:40
  • Prefeitura anuncia obra da Pedra do Rosário e retomada do Maruim
Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

A Pedra do Rosário, um dos marcos de nascimento de Natal e lugar que há 268 anos tornou-se palco do surgimento da vida social e religiosa da cidade, vai ganhar um projeto inovador. Em solenidade realizada neste sábado (4), em frente ao monumento de Nossa Senhora da Apresentação na Pedra do Rosário, o prefeito Álvaro Dias anunciou detalhes do projeto que será realizado em parceria com o governo federal. A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, de autoridades municipais e estaduais e religiosos. Na ocasião, também foi assinado o termo de retomada da obra do Maruim, que está parada desde 2018.

 

A obra de Requalificação da Pedra do Rosário prevê a recuperação e modernização do espaço, que atualmente encontra-se interditado por questões de segurança. Engloba a reurbanização da avenida que margeia a linha férrea, a construção das praças do Pôr do Sol e Djalma Maranhão e a renovação dos murais de grafite da av. do Contorno. Serão construídos ambientes para contemplação e convivência, turismo e cultura. A segunda etapa do projeto é a construção da Estação Pedra do Rosário, integrada à linha do trem para utilização cotidiana de equipamentos e passeios turísticos férreos.  

 

O prefeito Álvaro Dias destacou que o projeto se reveste da maior importância para a cidade e a população, não só para a comunidade católica. “Aqui repousa a história de Natal, foi aqui que a cidade nasceu, depois se expandiu para a praça André de Albuquerque, onde está a igreja Matriz e depois para outros bairros como a Ribeira”, ressaltou o gestor. “Aqui faremos um um grande complexo turístico da cidade. Vamos recuperar a Pedra do Rosário e também faremos a praça Pôr do sol e a praça Djalma Maranhão, que serão locais apropriados para que as pessoas possam contemplar o pôr do sol mais bonito do Brasil”. 

O prefeito adiantou que a requalificação da Pedro do Rosário é o pontapé para a retomada da revitalização da Ribeira. “Daqui vamos adentrar o Cais da av. Tavares de Lira, a rua Chile, onde a prefeitura já desapropriou alguns prédios, e assim dar início a grande transformação do bairro histórico que está esquecido. Revitalizar estes bairros é revitalizar a própria história”, completou Álvaro Dias. 

 

Para o ministro Rogério Marinho, no momento da pandemia é necessário ter responsabilidade com os recursos públicos disponíveis, portanto a orientação é investir na conclusão de obras e em ações que possam transformar a vida das pessoas e das cidades. “Aqui na margem do Potengi foi onde a história ficou representativa, é um lugar de grande importância para a cidade”, destacou.   

 

O Arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, lembrou que a Pedra do Rosário é um ponto sagrado para o povo de Natal por se tratar da referência de tradição e significado religioso. “Estamos todos unidos em torno da memória e restauração de edifícios e ambientes que fazem parte da vida do povo”, disse.

 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css