natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), sedia o 3° Encontro Regional do Programa ArboAlvo até esta sexta-feira (10). O evento acontece das 9h às 16h, na sede do CCZ Sul, localizado na Rua Sebastião Pinto, 880, Nova Descoberta. Esse encontro tem a participação dos gestores e representantes municipais das cidades sentinelas: Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS e Natal-RN, bem como dos profissionais locais, integrantes do Projeto ArboAlvo. Natal é uma das quatro capitais que participam do Projeto ArboAlvo com uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz.
"Esses encontros são de muita importância para nossas equipes. A interação, a troca de experiências e esse interesse mútuo só tem a somar com o avanço desse projeto. Ficamos muito felizes de recebê-los aqui em Natal e também pelo reconhecimento com o trabalho que desenvolvemos em nosso município através do Centro de Controle de Zoonoses", destacou George Antunes, secretário de Saúde de Natal.
De acordo com a chefe do CCZ Natal, Vaneska Gadelha, “o Programa ArboAlvo vem aprimorar as metodologias já utilizadas no Município de Natal, porém dando um outro aspecto em busca do desenvolvimento de uma metodologia para estratificação do território em áreas de risco de transmissão dos vírus Dengue, Zika e Chikungunya, com base em parâmetros epidemiológicos, entomológicos, ambientais e sociodemográficos em cidades endêmicas para essas arboviroses”.
Os objetivos do encontro são apresentar o painel entomológico ArboAlvo com foco nas ovitrampas; apresentar o relatório automatizado para subsidiar as ações de vigilância entomológica pelos gestores e profissionais locais; visitar localidade na cidade de Natal para acompanhar as atividades de campo com foco no monitoramento das ovitrampas realizado pelo município; discutir e apoiar as cidades sentinelas na elaboração dos procedimentos operacionais padrão com foco nas metodologias ArboAlvo; e realizar reunião geral com todos os gestores, representantes municipais e profissionais locais para avaliar as ações entomológicas desenvolvidas por cada cidade sentinela.
"É muito importante essa interação com vocês. O avanço do nosso programa depende dessa construção conjunta", destacou Daniel Câmara, um dos integrantes da equipe nacional do ArboAlvo. "Ninguém consegue desenvolver um trabalho com poucos indicadores, por isso é importante saber, inclusive a nível nacional, o envolvimento de vários dados. Estamos assistindo aqui uma mudança na metodologia de trabalho contra as arboviroses", completou Vagner Ricardo, representante da Secretaria de Saúde de Campo Grande-MS.
Programa ArboAlvo
Desenvolve e aplica metodologias para auxiliar gestores e equipes de profissionais do SUS na otimização das ações de vigilância e do direcionamento de recursos no enfrentamento das arboviroses, na medida em que identifica potenciais áreas de maior risco por meio da integração de indicadores epidemiológicos, entomológicos, socioeconômicos e ambientais.