Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/05/2022 11:30
  • Secretaria Municipal de Educação recebe representantes do Unicef
Foto: Felipe Dantas/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou um encontro com os representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para tratar da situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes dentro do tema “Busca ativa fora da escola não pode”.  A reunião aconteceu na tarde da quarta-feira (18), no auditório da SME e contou com a participação da titular da pasta, professora Cristina Diniz, da adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, dos representantes dos departamentos de Ensino Fundamental, Educação Infantil, Gestão Escolar e Atenção ao Educando e a delegação composta por Verônica Medeiros (Especialista em Educação do Unicef, atua no Semi-Árido), Ilma Reis e Kelson Cunha, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

 

A secretária deu boas-vindas aos participantes e considerou que “o momento é importante para que as pessoas realmente tenham consciência para não só falar sobre o assunto, mas dá o primeiro passo em relação a realizar essa Busca Ativa Escolar, visto que, trabalhamos com quem precisa da escola e que tenhamos um trabalho produtivo para encontrar soluções para o município”.  

 

 

A representante do Unicef, Verônica Medeiros, comentou que a Busca Ativa se baseia em dois pilares, o Estatuto da Criança e Adolescente e a Carta dos Direitos das Crianças e a intenção é iniciar uma roda de diálogo para compreender o trabalho que se realiza em Natal. “A Busca Ativa Escolar identifica crianças e adolescentes que estão fora da escola, realiza diagnóstico sobre as causas da exclusão escolar, faz os encaminhamentos adequados e acompanha as matrículas escolares, possibilitando a produção de informações diagnósticas consistentes que podem ajudar o município ou Estado a entender melhor sua realidade e, ainda orienta as políticas públicas para a infância e adolescência”, explicou Verônica Medeiros.

 

 

Busca Ativa

 

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

 

 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css