Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/07/2022 14:40
  • GGIM apresenta relatório do Observatório de Segurança Pública sobre crime e violência em Natal
Foto: Semdes

A versão 2022 do Relatório sobre Crime e Violência no Município de Natal já está disponível. O documento produzido anualmente pelo Observatório de Segurança Pública, parte da estrutura do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), apresenta dados da violência e criminalidade ocorridas em Natal-RN entre os anos de 2020 e 2021, a contribuição do município na segurança pública, e ainda um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência.

O relatório apresentado durante o 30° Congresso Nacional de Guardas Municipais, mostra uma abordagem minuciosa acerca do fenômeno do crime e da violência no município de Natal/RN, no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021, é dividido em duas partes. A primeira refere-se à contribuição do município para a segurança pública através dos atendimentos às ocorrências realizadas pela Guarda Municipal do Natal (GMN) nas quatro regiões administrativas da cidade. A segunda refere-se à construção de um diagnóstico comparativo sobre os crimes com emprego da violência entre 2020 e 2021 na capital potiguar.

De acordo com o documento, em 2021 aconteceu uma diminuição de 13% no número de homicídios em Natal em relação a 2020. O município experimenta uma diminuição contínua do número de homicídios dolosos desde 2017 acompanhando o quadro nacional. Ainda sobre 2021, houve um aumento de 9,11% no número de acionamentos da GMN realizados pelo CIOSP em relação a 2020.

Em 2021, as regiões Norte e Oeste concentraram 58,6% dos atendimentos prestados pela Guarda Municipal em todo o município do Natal, sendo responsáveis, respectivamente, por 31,4% e 27,2% das ocorrências atendidas. Dentre as diferentes razões para o acionamento da GMN, destacam-se majoritariamente o serviço de apoio ao SAMU (zonas Norte, Oeste e Leste) e a intervenção para coibir a perturbação ao sossego alheio (zona Sul).

As considerações feitas a partir dos dados apresentados no relatório do Observatório de Segurança do GGIM, responsável pela gestão do conhecimento, produção e sistematização das informações relacionadas aos crimes e à violência no âmbito municipal por meio de estudos e análises científicas, sugerem ao poder público municipal como agente institucional relevante para promover localmente ações destinadas à diminuição da incidência do crime e da violência, colocando o município em uma situação privilegiada para coordenar e articular a execução de políticas públicas voltadas à prevenção da violência e da criminalidade.

Aqui você tem acesso ao documento na íntegra.