Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/08/2022 14:30
  • Prefeito entrega Medalha Felipe Camarão, in memoriam, do ex-governador Geraldo Melo
Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou nesta quarta-feira (10) a Medalha da Ordem do Mérito Felipe Camarão, in memoriam, do ex-governador e ex-senador, Geraldo Melo. A sua filha, Renata Câmara Melo, representando a família, recebeu a honraria.

A medalha é a maior honraria concedida pelo município a personalidades ou instituições nacionais ou estrangeiras que se destaquem, entre outros aspectos, por relevantes serviços prestados à cidade.

Álvaro Dias destacou obras e ações realizadas por Geraldo Melo, que impactaram positivamente a vida dos potiguares, em particular dos cidadãos da capital, pessoas mais carentes e as crianças do Estado. “O programa do Leite, uma criação de Geraldo Melo, salvou milhares de crianças da morte no Rio Grande do Norte”, disse.

O prefeito enfatizou que a homenagem representa um reconhecimento merecido aos serviços prestados, por Geraldo Melo, como homem público. “Estamos entregando essa honraria por uma questão de justiça e reconhecimento por tudo que ele representou para o Rio Grande do Norte. Reverenciamos uma das figuras de mais alto relevo no Estado e não digo isso apenas por conta da grande amizade que tínhamos, mas principalmente pelo que ele construiu”, revelou Álvaro Dias.

Entre as muitas obras e ações de Geraldo Melo, o prefeito relembrou a construção da segunda ponte sobre o rio Potengi, os investimentos na saúde pública, na área social, além de seu sucesso na iniciativa privada e até na literatura, onde foi escolhido Imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras - ANL.

Filhos, netos e parentes do ex-governador compareceram à cerimônia, assim como autoridades e amigos. Quem falou em nome da família foi Geraldo Melo Filho. “Os grandes homens sempre terão vivido pouco, mas esse pouco se torna inesquecível para muitos”, disse ao discursar no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. “Onde quer que ele esteja, está muito orgulhoso por esta homenagem, lamento por minha mãe (Dona Edinólia Melo) não estar conosco nesse momento, mas sei que ela está sentindo o que está acontecendo”, complementou.

Geraldo Filho lembrou do sucesso do pai como orador, político, empresário e nos cuidados com a família, para quem passou valores importantes de caráter e respeito. Ele lembrou que Geraldo Melo era natalense de nascimento e que foi daqui que ele partiu para conquistar seus sonhos.

Breve histórico

Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo desde muito cedo destacou-se pela oratória eloquente que despertava o interesse das multidões por onde passava e conquistou admiradores nos palanques políticos. De raciocínio rápido, Geraldo Melo logo entrou na política, atuando no movimento estudantil.

No governo de Dinarte Mariz Geraldo Melo foi nomeado diretor do Departamento Estadual de Imprensa - DEI, responsável por editar o "Diário Oficial” e o jornal “A República ”, na época o mais importante veículo de comunicação do estado.

O ex-senador trabalhou na Sudene e se destacou também na iniciativa privada, onde criou  a  Companhia Açucareira do Vale do Ceará-Mirim.

Geraldo colaborou com o governo de Aluízio Alves, como o primeiro secretário de planejamento do RN, onde propôs ideias inovadoras como a criação da Cosern, da Telern e de uma infraestrutura turística para o estado. Ele foi indicado vice-governador para compor a chapa junto com Lavoisier Maia, entre os anos de 79 a 82. Três anos depois, em 1985, coordenou a campanha vitoriosa de Garibaldi Alves Filho, para a Prefeitura de Natal. Foi a brilhante atuação política, com discursos empolgantes e oratória admirável, que o alçaram à disputa do governo em 1986.

Com o slogan “novos ventos, novos tempos” e uma maioria de pouco mais de 14 mil votos, ele conseguiu se eleger governador do Rio Grande do Norte, e governou entre os anos de 87 a 91.

A vocação jornalística o levou a montar uma estação de rádio e no final dos anos 80 obteve a concessão de uma emissora de televisão, a TV Potengi, afiliada à rede Bandeirantes.

Em 1994  foi eleito senador, e durante esse período foi vice-presidente do senado federal. Geraldo Melo foi casado com Edinólia Melo e deixou como legado cinco filhos.