Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/09/2022 13:00
  • No Dia Mundial Sem Carro servidores da STTU chegam para trabalhar de ônibus, bike, skate e a pé
Foto: STTU

Os servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana deram um exemplo no Dia Mundial Sem Carro. A data foi marcada pela ida dos colaboradores ao trabalho de ônibus, bike, skate e a pé. Boa parte dos itinerários, assim como a forma de deslocamento de alguns destes servidores, foi registrada pela imprensa e pelas redes sociais.

A ideia de praticar o próprio discurso reforçou ainda mais a maneira de repensar a forma de se locomover na cidade. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Na capital potiguar, diversas ações foram planejadas para marcar a data, entre elas, uma edição especial noturna do Ciclo Natal. Também foi incentivado, por meio de parceria entre a Prefeitura do Natal e a Fecomércio RN, campanha de incentivo a promoções nas lojas de departamentos de bicicletas, tênis e material esportivo, voltado para o uso de produtos ligados à mobilidade ativa.

Movimento começou na França
O Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias. Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Europeia da Mobilidade.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram "bicicletadas" para celebrar o dia e conscientizar a população.

Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu à Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso crítico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 (gás carbônico) liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.