Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/09/2022 13:00
  • Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório se mantém com o melhor Ideb da Rede Municipal de Natal
Foto: Manoel Barbosa/SME

Com a divulgação do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 16 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Natal analisou os resultados obtidos pelas escolas da Rede Municipal de Ensino. Dentro deste contexto, pela segunda vez, a Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório se mantém com o maior Ideb da Rede Municipal de Natal, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A unidade de ensino localizada no bairro do Alecrim alcançou 6,2 – 0,5 a mais que a meta projetada para a unidade de ensino, superando ainda a meta da Rede Municipal, do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Para a diretora pedagógica da instituição, Rosineide Matias, o resultado do Ideb 2021 é fruto de um trabalho consistente. “É motivo de contentamento para a equipe da Escola Monsenhor Joaquim Honório alcançar, mais uma vez, um resultado satisfatório no Ideb. Apesar de tantas dificuldades por causa da pandemia, nossa escola precisou se manter “viva”, através da busca ativa, de uma rotina de eventos virtuais e projetos, promovendo e priorizando o acesso de atividades virtuais e impressas. Foi possível interagir com toda comunidade e garantir que a maioria das nossas crianças não se distanciassem da sua vida escolar”, ressaltou a gestora.     

A segunda colocação dos Anos Iniciais foi da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, do bairro Neópolis, que obteve 5,9. Já na terceira posição ficou a Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizada no Pitimbu, com a nota 5,6, avançando em relação ao Ideb 2019, que teve 5,3. Ambas as escolas também superaram a meta da Rede Municipal, do RN e do Brasil.     

A diretora administrativa da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, Mintza Idesis Jácome, relembra que a escola fez um trabalho consistente de busca ativa e de aulas síncronas, utilizando diversas plataformas digitais, durante a pandemia. “Para alcançar o alunado, utilizamos Facebook, Instagram, aulas por WhatsApp com imagem, textos e vídeos, aplicativos de explanação de atividades em livro, softwares, links, aulas pelo Zoom e Meet, aulas no contraturno, entrega de atividades impressas e adaptadas (para os estudantes que não tinham acesso às mídias e alunos com deficiência), roteiros de estudo, entrega de kit de jogos e material didático, correção on-line por aplicativos de edição,  formações e planejamentos semanais on-line, lives com poetas potiguares, aulas pelo YouTube, minicurso, Drive Thru e eventos online. Todas essas ferramentas contribuíram para o nosso avanço”, disse.  

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, cinco unidades de ensino avançaram com relação ao Ideb 2019, sendo elas: E. M. Prefeito Mário Eugênio Lira, E. M. Professor José do Patrocínio, E. M. Professora Francisca de Oliveira, E. M. Iapissara Aguiar de Souza e E. M. Professora Maria Alexandrina Sampaio.         

“Os resultados apresentados revelam o desempenho dos alunos e das escolas. Os dados atuais são fundamentais para que a Rede Municipal de Natal estabeleça metas e planeje ações cada vez mais assertivas em prol da melhoria da qualidade das aprendizagens, da educação”, reforçou a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz.  

De acordo com a análise do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da SME-Natal, a pandemia do novo coronavírus teve grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021 – conforme retratado nas duas edições da pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil realizada pelo Inep. “Esse contexto deve ser considerado para uma adequada interpretação dos resultados do Ideb 2021. De acordo com essa pesquisa, praticamente todas as escolas suspenderam as atividades presenciais (99,3%) e apenas 9,9% retornaram à sala de aula durante o ano letivo de 2020. Diferentemente, em 2021, que grande parte das escolas brasileiras (82,6%) adotou atividades híbridas ou presenciais em algum momento do ano letivo”, explicou a diretora do DEF, professora Noélia Barbosa.     

IDEB 

O Ideb é um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os resultados do Ideb 2021 para as escolas municipais são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Saeb 2021 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2021.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css