Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/11/2022 17:00
  • Natal em Natal começa nesta sexta com acendimento da Árvore de Ponta Negra
Foto: Joana Lima/ Secom

Os festejos do Natal em Natal começam oficialmente nesta sexta-feira (18), com o acendimento da iluminação do Pólo Gastronômico de Ponta Negra. O prefeito Álvaro Dias acenderá uma árvore de 22 metros  de altura. A estrutura foi montada pela Secretaria de Serviços Urbanos, dentro do projeto de integração das secretarias para a realização do evento tradicional da cidade.

A árvore de Ponta Negra será a primeira das quatro montadas em todos os pólos espalhados nas regiões administrativas da cidade. O acendimento da tradicional Árvore de Mirassol, com 110 metros de comprimento, está previsto para o dia 25 de novembro, com a presença do prefeito Álvaro Dias e atrações culturais, como o músico Antônio Nóbrega. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estima que pelo menos 30 mil pessoas deverão participar da programação que abrange os pólos durante os finais de semana  - período com maior movimentação de pessoas. O tema deste ano, “Natal  de Cores e Luz”, será lúdico e terá tons vibrantes que remetem às campanhas sociais realizadas mês a mês – como Outubro Rosa, Novembro Azul e Maio Amarelo. 
 
Pólos
Os pólos natalinos irão contemplar todas as regiões. Na zona Oeste, a Semsur vai instalar pela primeira vez a árvore de Natal na Praça dos Beijoqueiros, no bairro do Bom Pastor. Outras árvores estão sendo instaladas na zona Norte, no conjunto Parque dos Coqueiros e na área de lazer do Panatis. A zona Norte terá ainda iluminação natalina no Espaço Jesiel Figueiredo, polo de atrações culturais.  

A iluminação natalina contemplará toda orla de Natal e principais corredores da cidade. Na zona Sul, a Av. Roberto Freire será iluminada, bem como a Av. Praia de Ponta Negra. Haverá painéis luminosos em passarelas na Av. Salgado Filho e árvores ornamentais em postes no canteiro central da Via Costeira. Os cenários da Roberto Freire serão predominantemente compostos pelas seguintes  peças natalinas: caixas de presente, bolas de natal e estrelas. Haverá ainda uma imagem da Sagrada Família na rotatória da Roberto Freire com a Via Costeira. Na Avenida Praia de Ponta Negra, a Prefeitura do Natal irá instalar um novo túnel natalino. Maior do que o de 2021, com referências à infância e presentes.

A zona Leste terá  iluminação natalina na Escadaria de Mãe Luísa e Relógio do Sol, além da rua João Pessoa, no Centro. A exemplo de outros anos, alguns prédios dentro do circuito histórico de Natal serão contemplados com decoração natalina, como o Palácio Felipe Camarão - sede da Prefeitura de Natal, a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, as demais igrejas da Cidade Alta e Ribeira. 

A programação do Natal em Natal deste ano vai movimentar ações integradas de diversas pastas municipais. Além de providenciar toda estrutura de iluminação, a Semsur cadastrou 50 vendedores informais que  vão atuar no pólo de Mirassol. No local irá funcionar a Feira Gastronômica, coordenada pela Secretaria de Turismo, bem como a Feira de Artesanato que tem a coordenação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A programação cultural é de responsabilidade da Fundação Capitania das Artes (Funcarte). 

As empresas Ecoluz Iluminações e Potiguar Locações serão responsáveis pela execução do serviço. Os contratos, divididos em três lotes licitados através da Secretaria Municipal de  Infraestrutura (Seinfra) e contemplam a execução de serviços de montagem, instalação, manutenção, desmontagem, remoção e guarda das árvores natalinas ornamentais, abrangem o fornecimento de mão de obra, insumos, veículos e equipamentos, dentre outros.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css