Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

01/12/2022 15:15
  • Álvaro Dias cumpre agenda em Brasília para liberar recursos
Foto: Secom/Divulgação

Em busca de recursos para efetuar obras e programas na cidade, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, está cumprindo uma extensa agenda de reuniões em Brasília nesta semana. O chefe do Executivo natalense tratou nesta quarta-feira (30) sobre a liberação de recursos para a construção do Hospital Municipal de Natal, em encontro com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Bruno Dalcolmo. Na sequência, ele se reuniu com o ex-ministro, general Braga Neto, igualmente para pedir apoio às solicitações do Município. Nesta quinta (01), o prefeito teve audiência com o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, a quem apresentou pleitos para reforçar as políticas habitacionais e de regularização fundiária em Natal.

Para o prefeito, o saldo da agenda na capital federal é considerado positivo, uma vez que as tratativas resultaram na solução de alguns entraves burocráticos que existiam. “Tivemos reuniões bem produtivas e satisfatórias. Temos um canal de diálogo permanente com o Governo Federal e mais uma vez obtivemos sucesso nessa agenda em Brasília”, comentou.

A secretária municipal de Habitação, Shirley Cavalcanti, a secretária municipal de Planejamento, Jonna Guerra, o consultor-geral do Município, Genildo Pereira, e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), Rossini Fernandes, acompanharam o prefeito nos compromissos em Brasília.

Sobre o Hospital Municipal de Natal, Álvaro Dias informou que o edital de convocação para as empresas interessadas em participar do processo licitatório já foi publicado e a abertura das propostas para a construção do primeiro bloco do prédio da unidade de saúde vai ocorrer no dia 29 deste mês, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

“O Hospital Municipal de Natal será moderno, completo e atenderá a todas as especialidades cirúrgicas e clínicas, recebendo pacientes de todas as regiões da cidade. É uma obra importante e fundamental para o Município”, disse o prefeito.

O HMN será construído numa área de 26 mil metros quadrados, em frente à UPA de Cidade Satélite. Uma vez finalizada, a unidade terá sete pavimentos para atender a diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia e atendimento neonatal.  O investimento na obra é de R$ 135 milhões. Desse montante, a Prefeitura tem assegurados R$ 60 milhões, entre recursos próprios, emendas de bancadas anteriormente destinadas e recursos do governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

No Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o prefeito se reuniu com o secretário nacional de Habitação para discutir a execução de mais investimentos nessa área. Durante a audiência, ele lembrou que ao longo da gestão efetivou a entrega 1.792 unidades habitacionais do empreendimento Village de Prata, bem como está promovendo o maior programa de regularização fundiária da história da cidade.

“Concedemos cerca de 5.700 títulos de propriedades de imóvel em todas as regiões da cidade e estamos trabalhando para diminuir o déficit de moradias em Natal. Hoje as conversas foram muito produtivas e saio daqui com a certeza de que com a ajuda do governo federal vamos intensificar essas ações”, finalizou.