natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O Centro Municipal de Educação Infantil Maria Lucila Alves de Carvalho realizou na tarde da quarta-feira (8) a abertura da exposição “A arte influenciando as emoções”, no segundo piso do Partage Norte Shopping Natal. A mostra apresenta telas produzidas pelas crianças e fotos de momentos realizados durante o projeto que segue para visitação no horário de funcionamento do shopping das 10h às 22h, até o dia 15 de fevereiro. A unidade de ensino localizada no bairro Lagoa Azul atende atualmente 121 crianças nos níveis I e II (creche) e níveis III e IV (pré-escola) da Educação Infantil.
A gestora administrativa do CMEI Maria Lucila, Acsa Pereira Miranda da Silva, explicou que o projeto iniciou no ano de 2022, envolvendo três biografias para trabalhar didaticamente com as crianças. “O conteúdo da exposição mostra justamente as várias atividades ao longo do ano que foram desenvolvidas, em que as crianças participaram de momentos juninos, data do Dia das Crianças, momentos que eles conversaram com o escritor e piloto Graco Magalhães, a cantora Edja Alves, o fotógrafo Delso Cursino e atividades planejadas, dentro e fora de sala de aula, mostrando como funciona a escola pública”, destacou.
A proposta da exposição foi feita a partir de um contato antecipado com o Setor de Marketing do Shopping. “Eles apreciaram o nosso projeto, acharam algo inovador e diferente, realmente ligado à educação, apostaram na ideia do nosso projeto e agora estão com outro ângulo de visão sobre a educação, no sentido de proporcionar outros tipos de exposições aqui, outros tipos de trabalho na área educativa”, revelou Acsa Pereira.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, comentou que o projeto foi fruto de um trabalho coletivo das diretoras, coordenadoras, e equipe do CMEI. “É um mergulho que se faz na arte e na cultura, faz com que toda a comunidade aprenda, possa conhecer mais das produções e também de quem produz a arte. Conhecer mais a história desses artistas, da linguagem musical, literatura e da fotografia, faz também com que os pais se interessem e aprendam juntos, com acesso a esses conhecimentos”, observou a secretária.
Viviane Natália da Silva, mãe de Antônio Emiliano, do nível II, achou a exposição muito incentivadora para as crianças. “É a descoberta de um mundo novo para eles, meu filho está radiante porque se olha nas fotos e diz, olha mamãe eu estou aqui. É ainda muito bom para os nossos artistas, da nossa terra, valorizando e explorando nossa cultura. O CMEI Maria Lucila vem trabalhando com as crianças de uma forma espetacular”, elogiou a mãe.
Os representantes do Norte Shopping relataram a satisfação de receber a exposição. “Estamos felizes de receber o CMEI aqui, que é uma das nossas práticas que é transformar cidades e pessoas, e que essa mudança comece através das nossas crianças e a nossa missão é a transformação e é com muito orgulho e satisfação que recebemos essa exposição”, afirmou a gerente de Marketing, Elizabeth Costa. Já Charles Santiago, representando a superintendência do Shopping, destacou a proposta da exposição. “É trabalho que se vê, na essência, como os profissionais trabalham e que pode dar certo. A educação somada ao poder público que oferece as ferramentas e as pessoas dedicadas que se comprometem a fazer um trabalho de excelência e que são essas crianças que podem usufruir desse trabalho e de mostrar o que está sendo feito”, ressaltou.