Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/03/2023 15:50
  • Guarda Municipal atuou na linha de frente da Operação Proteger Natal durante ataques criminosos
Foto: Semdes

A Guarda Municipal do Natal é uma instituição de segurança pública que tem a missão de servir e proteger a população da capital potiguar. E durante os recentes ataques promovidos por organizações criminosas em Natal, a GMN trabalhou incansavelmente na linha de frente, garantindo a segurança dos cidadãos e mantendo os serviços essenciais em funcionamento.

A Operação Proteger Natal, liderada pelo Prefeito Álvaro Dias, em conjunto com a secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas e do supervisor ​​Rozivam Valle, Comandante da GMN, juntamente com outros secretários municipais, foi colocada em prática o plano estratégico para enfrentar a onda de violência que atingiu a cidade. A Guarda Municipal, atuou com patrulhamentos em toda a cidade, dando atenção especial às garagens de ônibus e a escolta de carros de coleta de lixo e de caminhões que transportavam medicamentos para hospitais, UBS´s e maternidade, além de garantir a segurança de unidades de saúde, escolas municipais e demais instituições pertencentes a Prefeitura do Natal.

Ao todo, incluindo o efetivo ordinário e o de diárias operacionais, 408 guardas municipais foram envolvidos na Operação Proteger Natal, através das equipes de patrulhamento, RondaS da Saúde, Rondas de Proteção Escolar, Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), entre outras. A GMN também recebeu o apoio de outras secretarias municipais, que cederam 17 veículos, todos receberam o adesivo azul da Operação Proteger Natal. Só de escoltas a caminhões de lixo, por exemplo, a Guarda Municipal do Natal realizou mais de 300 no período de 15 a 23 de março.

Destaca-se ainda a atuação do Projeto RondaS da Saúde da GMN, que trabalhou nas escoltas dos caminhões que faziam o transporte de medicamentos até hospitais, maternidades e UBS, além de proteger as unidades de saúde da cidade, atendeu as ocorrências do Ciosp e deu apoio ao Samu Natal durante o atendimento aos pacientes psiquiátricos.

Outras equipes da GMN também se destacaram durante a operação, como as equipes das Rondas de Proteção Escolar (ROPE), que garantiram a segurança das escolas e CMEI´s da capital, e trabalharam em conjunto com o Rondas e a Romu, nas escoltas e nas garagens dos transportes coletivos de Natal.

O comandante da GMN, supervisor Rozivam Valle, que orientou toda a operação, destaca o trabalho dos agentes para o êxito nos resultados: “Graças ao trabalho incansável dos operadores da GMN, o direito de ir e vir da população foi preservado e os serviços essenciais continuaram a funcionar mesmo diante da violência. E isso é um reflexo da dedicação e comprometimento dos guardas municipais, que diariamente colocam suas vidas em risco para servir e proteger a população de Natal”, conclui.

Vistoria

A Guarda Municipal de Natal também atuou na vistoria dos profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seimfra), após a explosão de uma bomba durante os últimos ataques promovidos por organização criminosa na capital.