Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/03/2023 10:20
  • Vigilância Sanitária de Natal realiza oficina de planejamento das ações para 2023
Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e o Setor de Vigilância Sanitária (SVS/VISA) realizou na manhã desta sexta-feira (24), o primeiro encontro da Oficina de Planejamento das Ações de Vigilância Sanitária para 2023.

De acordo com a diretora do DVS, Vaneska Gadelha, a ideia foi apresentar as principais ações para 2023 com suas respectivas metas de cada eixo temático de forma objetiva, evidenciando aquelas que serão compartilhadas com outros núcleos técnicos.

Os eixos temáticos dos planos de ação que foram discutidos são: Gestão e Processos de Trabalho/Informatização; Inspeção, Licenciamento e Atendimento à Denúncia; Educação, Capacitação e Informações em Saúde; e  Monitoramento.

O chefe da Vigilância Sanitária (VISA) Natal, José Antônio de Moura informou a importância  desta oficina. “Dada a dimensão da VISA iniciamos muito antes esta oficina, em cada núcleo, avaliando a Programação Anual de Saúde (PAS). Nesse primeiro encontro da oficina reunimos todas as áreas, para darmos visibilidade para que todos saibam o que cada um está fazendo e poder se perceber, contribuir com o outro, porque cada um apresenta suas dificuldades e suas estratégias de superação. Temos muitas demandas de vigilância sanitária, na área de serviços de saúde, medicamentos e temos também algumas áreas afins, com  interface como, a de alimento, o plantão que é o licenciamento de toda a área do município Natal.

“É também o momento de darmos o protagonismo aos servidores, darmos, vez e voz para que todos possam se manifestar, participar, entender a importância desse planejamento,  onde cada um é responsável. Sentir a importância da informação.  Pensar junto às estratégias, e mais ainda hoje, num cenário mais desafiador, onde a  VISA tem menos da metade de técnicos do que se tinha na década  de 90.  A cidade está crescendo, a complexidade da regulação,  não dá para fazer de qualquer jeito. Temos que atuar para dar resposta, mais eficaz para a sociedade, de uma forma muito planejada, com reflexão, avaliando cada ação, cada estratégia”, destacou José Antônio.

O segundo encontro da oficina será nesta sexta-feira (31), das 8h às 12, no CEPRN, com uma palestra com o Professor de Saúde Coletiva da UFRN, Zenewton Gama, que vai discutir sobre Gestão de Risco Sanitário. O Centro de Ensino Profissionalizante do Rio Grande do Norte (CEPRN), fica na Avenida Rio Branco, 840, Cidade Alta.