Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/03/2023 12:20
  • Carnaval de Natal movimenta R$ 126,8 milhões na economia local
Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

O Carnaval de Natal de 2023 promoveu a circulação de R$ 126,8 milhões na economia da cidade, em recursos movimentados pelas quase 440 mil pessoas que passaram pelos diversos polos da festa organizada pela Prefeitura. Os dados foram revelados em pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN) e divulgada nesta terça-feira (28), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão com a participação do prefeito Álvaro Dias.

O levantamento também apontou que 88,6% do público pretende voltar para participar de outras edições do evento, assim como outros impactos econômicos positivos. O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, fez a apresentação dos dados, juntamente com o diretor de Inovação e Competitividade da entidade, Luciano Kleiber.

A pesquisa Fecomércio ouviu 700 pessoas, entre os dias 16 e 21 de fevereiro (cinco dias de evento) e tem margem de confiança de 95%, e atestou que o montante em circulação na economia da cidade foi superior ao Carnaval de 2020 (antes da Covid), que fez circular R$ 111 milhões em Natal. Além disso, os festejos carnavalescos da capital potiguar movimentaram o dobro de recursos do evento em Parnamirim e mais que o dobro de Caicó. Mais de 66% dos foliões participaram do Carnaval na capital, motivados pela programação montada pela Prefeitura, aprovando as atrações musicais e os eventos gratuitos nos polos.

“Esses dados só reforçam a importância dos investimentos realizados pela gestão municipal na organização do evento. O Carnaval gerou uma movimentação financeira 21 vezes superior ao que foi aplicado. Geramos emprego, renda e oportunidades. Vamos intensificar nossa política de apoio à economia criativa, pois os indicadores são muito positivos”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

O público entrevistado pela pesquisa também apontou os principais fatores positivos da festa. O acesso aos pontos onde ocorreram as apresentações foi aprovado por 93,5% das pessoas. Na sequência, veio a organização. Para 92,8% do público, esse foi o ponto alto do evento.

Depois vieram os itens espaço físico/estrutura (92,7%); segurança (92,6%); divulgação (81,5%); locais de alimentação (81%); limpeza urbana (78,9%); atrações musicais (78,5%); transportes (52,9%) e preços cobrados (49%).

“Esse é um recorte muito importante e vai embasar a organização dos próximos eventos que iremos promover. Vamos avaliar os números, melhorar onde precisa ser melhorado e aperfeiçoar as demandas aprovadas, com o objetivo de potencializar a experiência dos natalenses e turistas”, anunciou Álvaro Dias.

O estudo também traçou o perfil do folião que participou da festa. De acordo com a pesquisa, a maioria do público foi de homens (62%), na faixa etária entre 35 e 44 anos e com ensino superior (64,4%). A maior parte da origem dos participantes foi do Rio Grande do Norte (82,7%). Dentre os turistas, a maior parte veio do estado de São Paulo (2,9%); seguidos por visitantes de Pernambuco (2,3%); Paraíba (1,9%) e Bahia (1,6%). Esse público também apontou o que gerou o interesse em participar da festa. As atrações musicais disponibilizadas foram apontadas por 36,4% como o motivo principal para escolherem Natal como destino durante o carnaval. Ao passo que 29,7 % escolheu a gratuidade das festas; 18,6% já conhecia o evento e participou pela tradição; 16,3% veio por causa de amigos e familiares e 13,3% por comodidade e localização.

Evento produz aumento em vagas de emprego

A pesquisa também aferiu a percepção dos comerciantes. Ao todo, 300 empreendedores formais e informais participaram do estudo. Desse universo, 73,3% foi impactado de forma positiva pela festa; tendo 31% deles reforçado suas equipes de colaboradores com novas contratações durante o período e 66,3% investido na ampliação do estoque.

“Além do aspecto cultural, da valorização dos nossos músicos e artistas e da tradição carnavalesca, quando resolvemos investir na realização do evento também pensamos muito na dinamização e fortalecimento da nossa economia. Os dados da pesquisa mostram que estamos no caminho certo. Mais de R$ 126 milhões circularam em nossa economia. Todas as nossas expectativas foram superadas”, apontou Álvaro Dias.

O presidente do sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, disse que a realização de investimentos e a promoção de eventos como o Carnaval por parte da gestão pública se mostra uma medida acertada. Segundo ele, os indicadores trazidos pela pesquisa só corroboram para haver uma ampliação dessas ações como forma de aquecer a economia, sobretudo, nesse momento de retomada pós-pandemia.

“O Carnaval de Natal é um evento consolidado e representa muito para o comércio. Diversos segmentos como bares e restaurantes, hotéis, setor de vestuário, artesãos, salões de beleza, comércio informal, enfim, uma grande parcela de empreendimentos é impactada pela festa. Os ganhos foram muito animadores e chegaram em uma boa hora, já que o setor teve muitas perdas em virtude da pandemia”, avaliou o dirigente.

Confira a pesquisa completa aqui