Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/03/2023 12:50
  • Conplam inicia reuniões ordinárias de 2023 no auditório da Semurb
Foto: Gil Araújo/ Assessoria Semurb

Aconteceu nesta terça-feira (28) a 316ª reunião ordinária do Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Natal (Conplam). Com a presença de titulares e suplentes das entidades que formam o colegiado foi realizada a eleição para vice-presidente, a posse de quatro novos membros, discussão de matérias prioritárias para 2023 e a apresentação de projetos de urbanização para a cidade.

A reunião no auditório da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi o segundo encontro do conselho neste ano, que ocorre após a solenidade de abertura dos trabalhos no fim de fevereiro, no auditório do Parque da Cidade.

Foi eleita como vice-presidente do Conplam, a representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sarah Andrade. E empossados como novos conselheiros os vereadores Milklei Leite e Raniere Barbosa , representando a Câmara Municipal, e pela Associação dos Geógrafos do RN, João de Deus Souto Filho e Luiz Carlos Maia.

Entre as pautas do encontro estiveram a apresentação do projeto de requalificação urbana da Rua João Pessoa, pela equipe técnica da Semurb. A rua em Cidade Alta terá como a prioridade o pedestre, e por isso, vai ganhar áreas de convivência, arborização, trecho exclusivo entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, inserção de novo mobiliário urbano, vegetação e iluminação.

E ainda, a apresentação sobre o ordenamento do uso das áreas públicas na Avenida Praia de Ponta Negra, pelo secretário adjunto da secretaria de Mobilidade (STTU), Walter Pedro e seu Diretor de Planejamento, Newton Souza.

“Essa foi nossa primeira reunião após a solenidade de abertura onde fizemos a apresentação das pautas prioritárias para este ano. E de fato, iniciamos o trabalho efetivo junto com os conselheiros”, comenta o titular da Semurb e presidente do Conplam, Thiago Mesquita.

O Conplam

O colegiado é um órgão obrigatório com criação pelo Decreto 1.335 de 06 de setembro de 1973, estruturado pelo Plano Diretor e vinculado à secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A ação do Conselho possui a seguinte natureza funcional: controle social do planejamento urbano, social do meio ambiente e social de recursos públicos.

As instituições que compõe o colegiado são Câmara de Vereadores, FIERN, Instituto Histórico e Geográfico do RN, Fecomércio, Sindecon, UFRN, Marinha, Exército, Aeronáutica, Governo do Estado, Sindicato dos Sociólogos, OAB-RN, IAB-RN, Agern, Feceb e Clube de Engenharia.