Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

01/06/2023 11:15
  • Partida de Goalball promove inclusão e arrecadação de alimentos em Natal
Foto: Semtas

O Banco de Alimentos, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), promoveu nesta quarta-feira (31) um jogo de Goalball, um esporte inclusivo e emocionante, que valoriza a habilidade e a estratégia dos jogadores com deficiência visual, em parceria com a faculdade UNI-RN, o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC) e a Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (Adevirn).

A partida foi realizada no Ginásio de Integração do UNI-RN. A entrada foi 1kg de alimento não perecível, que será doado para o Banco de Alimentos e entregue a uma das 23 instituições cadastradas no programa. A ação faz parte das comemorações de um ano de reestruturação do Banco de Alimentos e foi desenvolvida exclusivamente para este público.“Estamos comemorando os bons resultados do Banco de Alimentos e resolvemos realizar uma ação com uma das instituições que recebem doações pelo programa e o resultado foi essa atividade muito interessante, que nos revela a capacidade de superação destas pessoas. Eles são exemplos que devem servir de incentivo para as pessoas com deficiência visual, que é possível praticar algum tipo de esporte e vale a pena, aqui elas ganham saúde, recuperam a autoestima e são valorizadas como atletas”, garantiu a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.  

Segundo o técnico da Adevirn, Arthur Bentes essas atividades são inclusivas e de reconhecimento para os atletas de Goalball do Estado “Aqui está os representantes do Goalball do nosso Estado e as duas equipes mostram o potencial nosso com competições regionais, nacionais e internacionais, com atletas nossos em competições, defendendo o Brasil, eles saem daqui de Natal. Muito obrigada a todos vocês pela oportunidade de estarmos aqui hoje, participando deste evento”, concluiu.  

A modalidade esportiva exclusiva para pessoas com deficiência visual, que se destaca por ser a única genuinamente Paralímpica. Diferentemente de outras modalidades, adaptadas de esportes convencionais, o goalball foi criado especificamente para pessoas com deficiência visual. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo. 

Para a coordenadora do curso de educação física da UNI-RN, Sonia Maia, a atividade foi um momento de inclusão e interação. “Agradecemos a prefeitura do Natal por ter nos procurado para fazer parte dessa ação tão importante e inclusiva na nossa sociedade, que nos permite refletir sobre como podemos contribuir com a vida dessas pessoas”, finalizou.

Para a professora de educação física do IERC, Ana Cláudia, o evento é uma oportunidade para outras pessoas conhecerem o Goalball “Estamos aqui neste evento para divulgar nosso esporte e assim a população conhecer melhor e termos mais apoio dos poderes públicos, da sociedade e dos empresários que queiram contribuir com o crescimento do nosso esporte”. 

Goalball

Goalball é um esporte praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos para deixar todos em igualdade, já que alguns possuem algum resíduo de visão. Há também três reservas. A sua percepção é pelo tato e audição. A bola possui guizos para que os atletas possam se orientar sobre a direção da bola. Precisa de muita concentração, por isso, o silêncio da torcida e da equipe é importante. O Esporte foi desenvolvido exclusivamente para este público, tem regras próprias e exige concentração e silêncio para sua execução. 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css