Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

01/06/2023 17:23
  • Cerca de 160 Alunos de rede municipal participam do primeiro dia Semana do Meio Ambiente de Natal
Foto: Semurb

Um dia repleto de conscientização e aprendizado para alunos das escolas municipais. Por meio de trilhas ecológicas, jogo pedagógico, exposição da fiscalização ambiental e urbanística municipal, oficinas de agroecologia urbana, de leitura e pintura com temáticas ambientais. Esse foi o resumo do primeiro dia de atividades da Semana do Meio Ambiente de Natal aberta nesta quinta-feira (1).

Cerca de 160 alunos dos anos iniciais, na faixa etária de 6 a 10 anos, da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, no Pitimbú, participaram de diversas ações pela manhã e tarde no Bosque das Mangueiras.

As crianças iniciaram o dia com uma trilha sensorial onde aprenderam sobre a fauna e flora da cidade, a importância da preservação das espécies vegetais para manutenção do conforto térmico entre outros.

Além disso, também participaram de oficina de horta orgânica com a técnica agrícola da Semsur, Thais Balbino da Conceição, onde aprenderam sobre técnicas de cultivo de hortaliças em áreas urbanas. E ainda de compostagem, promovida pela Amada Minhoca, onde descobriram como se pode transformar resíduos orgânicos em adubo para as plantas, evitando que eles sejam desperdiçados.

Outra atividade com as crianças foi o jogo interativo "Trilha Ecológica" com curiosidades sobre os ecossistemas de Natal onde as crianças são as peças do tabuleiro.

Ao final visitaram a exposição da fiscalização ambiental e urbanística onde aprenderam um pouco sobre a importância do trabalho dos agentes municipais que contribuem para a preservação e sustentabilidade do município. Ouviram um pouco sobre poluição sonora, visual, do solo e da águas e como evitá-las.

“O meio ambiente é todo lugar que promove interação. É muito bonito ver as crianças participando nesse primeiro dia. E ainda temos uma programação extensa ao longo da semana que visa firmar nossa preocupação com o tema e as ações promovidas pela Semurb", disse o titular de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita.

Já a secretária adjunta de gestão pedagógica da secretaria de Educação (SME) , Naire Capistrano, relatou que "é um privilégio promover essa parceria e poder trazer as crianças para esse ambiente. A presença das escolas na SEMA desencadeia vários projetos e ações nas unidades educacionais da cidade e fortalece as discussões sobre o tema com nossa população infantil “, disse.

Exposição Fotográfica no Parque da Cidade

Também nesta quinta-feira (1) aconteceu a abertura da exposição de fotografias no Parque da cidade Dom Nivaldo Monte.A coleção de fotografias expostas são de autoria do Fotógrafo Esdras Rebouças, que celebra os seus 40 anos de carreira na fotografia expondo seu material na biblioteca do parque, até o dia 15 de junho, das 8h às 16h.

No acervo estão presentes imagens de cartões postais do nosso estado potiguar. Parte da região do Seridó, Currais Novos, Caicó, Cerro Corá, também o Alto Oeste, Assu, Apodi e São Rafael, assim como capturas das belas paisagens do litoral potiguar, como Barra de Cunhaú, Baía Formosa, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

Para o fotógrafo, a sensação de ter a sua exposição comemorativa  disponível no Parque da Cidade, é uma grande realização. "Não é somente uma exposição de fotografia. Como estamos na semana de meio ambiente, tem tudo a ver com esse contexto. Abrangendo, através das fotografias, a importância da preservação das nossas terras para todos os estudantes que visitam a biblioteca do Parque. A pessoa que visita não somente vê, mas também escuta as nossas orientações didáticas para a boa preservação."

Parcerias

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping.

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e da Água Cristalina.

Confira aqui a programação completa.