Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/06/2023 08:20
  • Inscrições abertas para trilhas naturais no Parque da Cidade na Semana do Meio Ambiente
Foto: Semurb

A Prefeitura  preparou uma programação especial e diversificada para a Semana do Meio Ambiente SEMA 2023, iniciada nessa quinta 1º e que segue até o dia 05 de junho. Entre elas as trilhas naturais e o pôr-do-sol no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que acontecem na próxima segunda-feira (5).

O visitante que participa das trilhas tem, com o auxílio dos colaboradores do Parque, a oportunidade de conhecer de perto toda a beleza e importância do ecossistema dunar, sua geologia, a fauna e a flora da unidade de conservação municipal.

O Parque da Cidade abriga em média mais de 370 espécies entre plantas e animais. No local, podem ser encontradas espécies endêmicas raras e algumas regionalmente ameaçadas de extinção, como o Lagartinho-de-folhiço (Coleodactylus natalensis) e a Orquídea Catleia (Cattlleya granulosa).

O  objetivo básico do local é a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, sendo o Parque, portanto, um espaço de contemplação, recreação, prática de esportes em contato com a natureza, de pesquisa científica e educação ambiental.

Esse turismo ecológico é uma das formas de utilização do parque, que reverte em benefícios para a população da cidade, promovendo a conscientização ambiental do visitante e, ao mesmo tempo, não agride o ecossistema da região.

Para participar dessas atividades basta realizar inscrição prévia pelo aplicativo Natal Digital disponível nas lojas de dispositivos Android e IOS e acessar a guia "serviços" na barra inferior, em seguida clicar no ícone "Semana do Meio Ambiente 2023".

No App Natal Digital também é possível conferir a programação da semana, que vai de 1 a 5 de junho, e ainda uma gama de outros serviços disponibilizados para população pela Prefeitura do Natal.

Com o tema “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”, as atividades seguem com inscrições abertas até meia hora antes do horário previsto ou até se esgotarem as 20 vagas:

05/06 -Segunda

Trilha Natural
Local: Parque da Cidade

Trilha do Pôr-do-sol
Local: Parque da Cidade

Outras atividades

Nesta sexta (2) até às 11h tem programação no Bosque das Mangueiras com feirinha de orgânicos, em parceria com o Sebrae, e novo dia de ações de educação ambiental com as crianças das escolas municipais.

E ainda duas palestras gratuitas, ambas com direito a certificado. A primeira sobre “A importância das áreas verdes para os centros urbanos e o papel das ZPAs na amenização do clima da cidade”, com Gustavo Soares, Tecnólogo Ambiental do Setor de áreas Verdes e Mudanças Climáticas da Semurb, das 10h às 11h30.

E a segunda "Como minhas atitudes impactam no meio ambiente” com a palestrante, Stephanie Melina Souza Gomes, Gestora Ambiental, pós-graduada em ESG e MBA em Sustentabilidade, das 15h às 16h30. As inscrições também pelo App Natal Digital até meia hora antes do evento.

Neste sábado (3), a partir das 9h, acontece a campanha “JOGUE LIMPO! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira, nas Praias do Forte e do Meio, com apoio da Urbana. Em paralelo, acontece o plantio de 200 mudas na margem do Rio Pitimbu, com apoio do Horto Parque das Serras, Planta Natal, e Parque da Cidade.

Enquanto isso, no Bosque das Mangueiras, acontece feirinha de orgânicos das 7h às 9h e de artesanato da Semtas, das 14h às 19h, e ainda  minicurso de cultivo de orquídeas, das 9h às 11h, e exposição de orquídeas da Associação Orquidófila do RN (SORN) das 9h às 17h. Além de trilha guiada para crianças, entre 8h às 9h e oficina de horta para adultos e pintura de rosto infantil, a partir de 9h às 10h.

Já no Parque da Cidade tem exposição de fotografias do fotógrafo, Esdras Rebouças, que celebra os seus 40 anos de carreira expondo seu material na biblioteca até o dia 15 de junho, das 8h às 16h.

E no domingo (04), acontecem no Bosque das Mangueiras, duas trilhas guiadas voltadas para o público infantil, a primeira a partir das 8h, e a outra, no período da tarde às 15h.  E de 9h às 11h, acontece a segunda etapa e conclusão do minicurso de cultivo de orquídeas, junto com a exposição das plantas e um jogo interativo para os alunos inscritos.

Confira aqui a programação completa.

Realização

A Semana do Meio Ambiente de Natal é realizada pela Prefeitura do Natal com coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), Educação (SME), Planejamento (Sempla), de Governo (SMG), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Além da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Projeto Planta Natal, Sebrae, Associação de Apoio às Comunidades do Campo do RN (AACC), Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte (SORN), CCAB Sul, Partage Norte Shopping.

E a parceria das empresas Natal Reciclagem, Horto Parque das Serras, Amada Minhoca, MC Mensagem Mobiliário Urbano e Água Cristalina.