Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/06/2023 11:45
  • Seinfra promove limpeza e manutenção de lagoas nas quatro regiões da cidade
Foto: Alex Régis / Secom

Com a chegada do período de chuvas, a população que reside próximo a lagoas de captação e de estações elevatórias se preocupam com a intensidade das precipitações e do possível transbordamento desses locais. De forma preventiva, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), promove, durante todo o ano, a limpeza das lagoas e a manutenção de maquinários dos locais. Os reservatórios das quatro regiões recebem este tipo de serviço.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, os trabalhos são realizados pela equipe técnica do departamento de Conservação e visam a manutenção plena de bombas hidráulicas de escoamento e limpeza dos espaços, além do seu entorno, em parceria com a Urbana. "É uma ação diária promovida pelas equipes da Prefeitura e que já mostrou resultados em dias de maior volume de chuva, com os reservatórios respondendo satisfatoriamente", explicou Carlson Gomes.

Nestas últimas semanas, as equipes da Seinfra trabalharam nas lagoas do Acaraú, no Nossa Senhora da Apresentação, da rua João Hélio, no Planalto, lagoa da Barreira do Inferno, na zona Sul, lagoa do Preá, em Nova Descoberta, lagoa do Parque das Dunas, lagoa de São Conrado, na zona Oeste, e lagoa do Santarém, na região Norte.

Enquanto as equipes da Seinfra trabalham dentro das lagoas, retirando o material orgânico, lixo, bem como monitorando e fechando as ligações clandestinas de esgoto, os trabalhadores da Urbana executam a limpeza dos taludes e retiram os resíduos no entorno desses equipamentos.

Ligações clandestinas

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ( Semurb) também participa dessa força tarefa, realizando o trabalho de fiscalização e combate às ligações clandestinas. De acordo com a Prefeitura, esse é um problema grave que atinge as lagoas de captação da cidade.

O titular da Seinfra explica que a população insiste em usar as lagoas como destino final dos rejeitos residenciais, algo proibido. "A administração municipal intensificou o combate à prática. As lagoas devem receber somente as águas das chuvas, mas temos muitas ligações clandestinas. Esse material termina impermeabilizando o solo dos reservatórios, prejudicando, com isso, o armazenamento. Vamos seguir limpando, fiscalizando e coibindo as ligações clandestinas", finalizou Carlson Gomes.