Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/06/2023 15:00
  • Estudantes da rede municipal participam de sensibilização sobre limpeza das praias
Foto: Assessoria de Imprensa /SME

Uma aula sobre a importância de recolher resíduos como ação sustentável, aconteceu nesta sexta-feira (02), na Escola Municipal Professora Laura Saraiva Maia. O momento é uma preparação para o Mutirão de Limpeza nas Praias do Meio e do Forte, que vai acontecer neste sábado(3), e contará com a participação de 120 estudantes do 4º e 5º ano da instituição. As ações fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Natal que segue até o dia 5 de junho.

A atividade com os estudantes foi realizada numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Durante a sensibilização na escola foi trabalhado pelos educadores ambientais, principalmente, o conceito dos “3 Rs” que vem da abreviação das três medidas a serem adotadas pelas pessoas para a melhoria do meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.

Além de mostrar para as crianças sobre a importância de não descartar resíduos na praia e no mar, mas sempre na lixeira e levar sua sacolinha de casa. Pela manhã o facilitador foi o professor de Geografia e educador ambiental da Semurb, Iguatemir de Carvalho e a tarde, pelo também professor de Geografia e educador ambiental, Célio Roberto.

“O objetivo do trabalho da Semurb é sensibilizar e esclarecer as pessoas a respeito do meio ambiente de forma geral. No caso da escola, estamos fazendo um trabalho específico sobre como combater o lixo deixado na praia. Elaboramos um vídeo sobre esse combate e os problemas quando esses resíduos são deixados nas praias. Esse momento serve para explicar para eles toda essa dimensão do problema. A conservação não é uma questão de moda, é uma questão de saúde pública”, explica o professor Iguatemir.

Atuando como gestora administrativa da Escola Municipal Professora Laura Saraiva Maia, Hildenira Cunha, contou que a ação acontece diariamente no planejamento pedagógico anual, e esse momento serve para fortalecer ainda mais as práticas de sustentabilidade.

“Já fazemos quase que constantemente dentro da escola. Juntamente com outras secretarias, achamos de grande importância, pois os estudantes terão a oportunidade de efetivar essas ações fora dos muros das escolas. É um trabalho de grande relevância, pois é uma ação social que foge ao que é feito aqui, mas ao mesmo tempo está completamente ligado aos valores de sustentabilidade que passamos nas aulas”, explicou.

Estudante do 4º ano, Maria Letícia de Lima Carvalho, disse que gostou da aula e que vai comparecer à atividade de limpeza nas praias. “Foi muito interessante entender sobre a poluição e as três regras dos 3R. Me chamou atenção quando ele mostrou os parques de preservação”, relatou.

Também do 4º ano, Pietro Samuel Lopes, absorveu o espírito de sustentabilidade. “É um assunto interessante, que temos que aprender para salvar os animais. Quando jogamos lixo, eles confundem com alimento e comem. Se engasgam e morrem. Por isso temos que preservar e jogar lixo no lugar adequado”, contou.

Educação Ambiental no Bosque das Mangueiras

Também nesta sexta (2) mais 112 alunos, desta vez da Escola Municipal Prof. Arnaldo Monteiro Bezerra, participaram na manhã, de oficinas de desenho, de horta orgânica e brincadeiras lúdicas com temática ambiental no Bosque das Mangueiras. Durante as atividades de desenho, as crianças do 3º , 4º e 5º anos, foram estimuladas a perceberem as plantas do ambiente durante as trilhas guiadas e reproduzirem no desenho. Já que mais cedo também foi realizada uma trilha que apresentava os ecossistemas da cidade durante o passeio.

Na segunda oficina, a de horta orgânica, elas puderam colocar a mão na terra e plantar algumas hortaliças como coentro, alface e couve. “É muito importante aplicar conhecimento em agricultura familiar na base estudantil para que a gente consiga promover qualidade de vida e demonstrar a possibilidade de profissão nessa área. A reestruturação alimentar e social são temas relevantes para apresentar a um público tão jovem e é gratificante que a SEMA possa proporcionar isso”, disse a técnica agrícola da Semsur, Thaís Balbino, que ministrou a oficina de horta orgânica.

Confira programação completa AQUI.