Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/06/2023 11:08
  • Prefeitura realiza plantio de 200 mudas às margens do Rio Pitimbu para reflorestamento da área
Foto: Kívia Pandolphi/Semurb

A margem direita do rio Pitimbu recebeu, neste sábado (3), um Mutirão de Plantio de mudas dando prosseguimento às atividades da Semana do Meio Ambiente 2023 da Prefeitura do Natal. A ação promoveu o reflorestamento da área com 200 novas mudas de espécies nativas da região. E visa ajudar na reestruturação do ecossistema local, que é alvo constante de queimadas.

As  mudas plantadas foram aroeiras, oitis,  craibeiras, castanholas, pau sangue, catingueiras, cajueiros e carnaúbas. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com o Planta Natal e com o apoio do Horto Parque das Serras,  equipe do Setor de Manejo do Parque da Cidade e da fiscalização ambiental da Semurb.

Participaram ainda do plantio crianças do grupo grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos do Conjunto Cidade Satélite.  Para a diretora de métodos do grupo, Danielle Ren, foi mais uma oportunidade de realizar o trabalho de conscientização com as crianças, já que o grupo realiza atividades sempre no mês de junho neste intuito.

Com o apoio de agentes da fiscalização ambiental e técnicos do planejamento da Semurb, além dos jardineiros do Planta Natal, as crianças puderam realizar o plantio orientado de parte das mudas. O trabalho continua até o fim da manhã com a equipe técnica no local.

"‌O Rio Pitimbú abastece 30% da nossa cidade. Sua importância é imensa para todos. E a área em questão foi vítima de um incêndio no ano passado e perdeu parte de sua cobertura vegetal, o que facilita o processo de assoreamento.Por isso estamos aqui para auxiliar nesse reflorestamento", disse o Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, Luiz Augusto Correia.

Os plantios durante a Sema 2023 seguem nos próximos dias de evento nas áreas de calçadas já concluídas da Av. Amintas Barros, Rua Jaguarari e também na São José a partir da segunda-feira (5). O ato simboliza a compensação ambiental pela emissão de gases do efeito estufa ao Natal receber o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, em abril deste ano.

Naquela ocasião foi entregue ao prefeito o selo CO2 Free, pela ONG Novo Olhar Sustentabilidade, atestando que a cidade compensaria as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das operações administrativas do Encontro com o plantio de 30 novas árvores pela emissão de 4.2 toneladas de gases.

Segundo a coordenadora do Planta Natal, que também participou do plantio, Danielle Mafra, são ações de extrema relevância para arborização da cidade. "Aqui as margens do Pitimbú foi realizada uma ação de reflorestamento em área degradada muito desafiadora para nós do Planta Natal, que estamos atuantes na arborização urbana em canteiros, praças e outras áreas verdes da cidade com o objetivo de até o final da gestão do prefeito Álvaro Dias plantar 20 mil árvores. E também uma felicidade de participar dessa ação junto com crianças e moradores da região", comenta.

Já a partir da segunda-feira, o Planta Natal executará o plantio de 100 árvores nativas nas calçadas, numa ação complementar ao projeto em curso de acessibilidade.  "A intenção é de reforçar a perspectiva de uma 'rua para pessoas', mais acessível, iluminada, com paisagismo e, sobretudo,arborizada. Na Sema 2023, somando os dois plantios vamos compensar em três vezes mais do que o compromisso assumido em abril", acrescentou.

Programação

Com o tema “Natureza Viva, Natal Sustentável” e o lema “Restaurando o futuro rumo à resiliência”, as atividades da semana continuam até o dia 5. Neste domingo (4), tem o segundo dia do minicurso e exposição de orquídeas,  trilhas guiadas para crianças e feirinha de artesanato, a partir das 8h no Bosque das Mangueiras.  Confira a programação completa.