natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Em uma emocionante competição realizada na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada durante todo este sábado (30), no campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim se destacou e alcançou o título de “Melhor Escola Pública” na categoria de robótica educacional.
Com um grupo composto por seis estudantes, a escola mostrou o comprometimento e talento, apresentando um projeto inovador e soluções tecnológicas criativas. Essa conquista é fruto do esforço e dedicação dos estudantes, bem como do apoio fundamental de toda escola. Integram a equipe Jorge D. do Nascimento, Ciro Daniel de B. Luiz, Vitor Leandro M. da Silva, Jamilly O. da Silva, Stephanny Polyana dos S. Araújo e Maria Beatriz de S. L. Araújo.
Para o técnico da equipe, Igor Matias de Lima Dantas, foi uma honra participar da OBR representando toda a rede pública de Natal. “Com muito esforço, dedicação e criatividade conseguimos chegar no dia do torneio com o nosso robô e programação pronta, com arena improvisada de materiais recicláveis e muitos outros fatores que demandaram empenho pessoal. Ver os alunos desenvolvendo cada vez mais novas habilidades e se sentindo bem em aprender, já foi suficientemente e gratificante”, reforçou Igor Matias.
O feito ressalta a importância de investir na educação pública, no estímulo à inovação e na valorização do potencial dos jovens estudantes. A vitória também é um incentivo para que outras escolas da Rede Municipal de Ensino busquem se destacar em competições e eventos educacionais, mostrando o talento e a criatividade dos estudantes e reafirmando o compromisso com a excelência na educação pública.
A professora de Geografia e coordenadora da equipe, Karina Messias da Silva Alves, destacou a satisfação com o resultado e o esforço dos estudantes. “Adaptando a arena da competição com os materiais que tínhamos, os estudantes mostraram o robô e treinaram as tarefas para o robô executar. Conseguimos a premiação extra de Melhor Escola Pública, pelo nosso desempenho, subimos ao pódio e os três alunos que competiram, receberam a medalha. Ficamos muito felizes pelo esforço e dedicação da equipe, Workbot's. Os pais presentes ficaram muito orgulhosos com o resultado, pois acompanharam todo o processo dos treinos”, destacou Alves.
A diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Noélia Barbosa Costa de Queiroz, falou que as atividades de robótica no ambiente escolar, são fundamentais, com o objetivo de promover a educação nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “As atividades de robótica incentivam os estudantes a explorar conceitos complexos de forma prática e tangível, onde os estudantes se envolvem em projetos de forma colaborativa e coletiva, o que pode promover um processo de aprendizagem envolvente e significativo. Ressaltamos que a robótica não é apenas criar robôs, mas desenvolver atividade que promova o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para os desafios tecnológicos e resolução de problemas, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro. Estamos com um projeto em curso a fim de promover a ampliação da robótica nas escolas em toda Rede Municipal de Ensino de Natal”, destacou a diretora do DEF.