Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/08/2023 16:50
  • CMEI Professor Antônio Gurgel recebe terapeuta no 7º Encontro de Educação Inclusiva
Foto: Felipe Dantas/ SME

Dentro da programação do 7º Encontro de Educação Inclusiva, resultado da parceria do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Antônio Gurgel de Medeiros e a Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, uma palestra com o professor e terapeuta comunitário integrativo Francisco Leilson da Silva foi oferecida nesta quinta-feira (31), para toda a equipe das duas instituições. O evento se estenderá até sexta-feira (01/09).


A palestra com o professor Francisco Leilson teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para promover a inclusão através dos valores humanos. "Eu entendo que o processo de inclusão é um movimento maior do que a palavra incluir abarca. Momento de inclusão é um movimento da diversidade, do amor,  respeito, escuta, diálogo, da conversa, ele é muito mais do que a criança estar na escola ou ter atividades adaptadas, um prédio adaptado, incluir, é amar o outro, por mais piegas que pareça, mas é o ouvir, é acolher, é fazer o outro se sentir bem na escola”, disse.

 
A gestora administrativa do CMEI Professor Antônio Gurgel, Janaína Maria da Conceição Silveira, explicou sobre o projeto. “É o quinto ano que o CMEI Professor Antônio Gurgel faz parte deste projeto, com momentos aqui e lá simultaneamente. Temos também lives on-line e elas surgiram principalmente na época da pandemia. Na época o evento online foi positivo, pois saímos dos muros da escola e hoje temos participação de pessoas de outros estados, do interior do Rio Grande do Norte, o evento está ganhando uma visibilidade. E o maior objetivo é sensibilizar e discutir sobre as temáticas que envolvem inclusão, e esse ano apresentamos uma temática sobre os valores humanos e a importância deles”.

 
A professora Lidiane Neves de Medeiros explicou que a inclusão é trabalhada dentro da escola o ano inteiro. “O encontro nos chama a refletir algumas questões. Já tivemos palestras sobre o acolhimento, como acolher essas mães e as crianças, e palestras sobre super habilidades. Os encontros trazem esses estalos para que possamos entender melhor sobre o que é realmente inclusão e como acolher melhor. Pensar, procurar, estudar e conhecer, para que a gente possa entender essa criança e nos cuidar, para poder acolher essas crianças”.

 
Também participando do evento estava a chefe do Setor de Educação Especial, Priscila Ferreira Ramos Dantas. “É importante que os professores e a comunidade escolar possam ter esses momentos de discussão, para compartilhar experiências, angústias, desafios da prática docente. O maior desafio da inclusão escolar é a questão do preconceito, a falta de conhecimento a respeito das diferenças entre as pessoas e a questão da falta de informação, então é importante haver essa troca de experiências e informações”, reforçou Priscila Ramos.  




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css