natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), promoveu na manhã desta quarta-feira (20) a entrega dos certificados para os estudantes da Escola Municipal Professora Laura Saraiva Maia, que participaram do Projeto "Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola". O projeto tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, articulando os profissionais da educação como multiplicadores do conhecimento sobre o tema, buscando conscientizar para a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
As estudantes da Escola M. Professora Laura Maia, Yasmin Alves de Melo e Maria Beatriz da Silva Gomes foram escolhidas para representar o município de Natal, na etapa estadual do projeto, nas modalidades desenho e poesia, respectivamente. A escola situada na Praia do Meio, contou com a participação de 58 estudantes na faixa etária de 10 e 11 anos, dos 4º e 5º anos. Na gestão da escola estão as professoras Edna Morais da Silva (diretora pedagógica) e Maria Hildenira F. Cunha (diretora administrativa).
Na solenidade de entrega dos certificados, a estudante Yasmin Alves de Melo, do 5º ano, que produziu o desenho com o título "O que é ser criança?", explicou sobre o trabalho. "Esse desenho representa o sonho da criança de ser (de um lado) e do que não ser (do outro lado). Do lado esquerdo e que está em preto e branco é referente ao trabalho infantil, e do lado direito, onde realizei o desenho todo colorido, representa o que uma criança deveria está fazendo. Ser criança é brincar, ter carinho, cuidados e direitos", declarou Yasmin Alves.
Também com o trabalho selecionado na modalidade poesia, a estudante Maria Beatriz da Silva Gomes, do 5º ano, escreveu o poema "Respeite o Meu Direito!" que fala na primeira estrofe: O direito da criança, é brincar e estudar, ter carinho e proteção, comida lazer e lar. "No meu poema, eu escrevi que muitas crianças estão nas ruas, nas praias e nos sinais, vendendo balas ou pedindo dinheiro para ajudar os pais. Mas na verdade, eu aprendi que criança não deve trabalhar, e sim estudar e brincar", reforçou a estudante da Rede Municipal.
De acordo com a integrante do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), Jaiane Dantas, que faz parte da estrutura do Departamento de Atenção ao Educando (DAE/SME), em 2023, na Rede Municipal, foi possível ampliar o número de escolas participantes para seis unidades, envolvendo 44 educadores e 845 estudantes. Em 2022, a adesão era de uma escola. "Os trabalhos propostos englobam poemas, contos, músicas e desenhos, sendo competência de cada escola inscrita organizar sua comissão avaliadora para eleger o melhor trabalho de cada modalidade, e competência da Secretaria de Educação eleger os trabalhos das escolas da Rede, obedecendo os critérios de protagonismo, originalidade, criatividade e respeito ao tema", explicou Jaiane Dantas.
"Ficamos muito felizes com a participação dos estudantes da Escola M. Professora Laura Maia, que realizaram um trabalho importante para a sociedade com a temática do combate ao trabalho infantil. Eles abraçaram esse projeto que garante que criança tem que ser criança. Parabenizo as crianças, as professoras e getoras envolvidas", declarou Jaiane Dantas. Palestras também foram realizadas com os pais e responsáveis das crianças, sobre o tema Diga Não ao Trabalho Infantil.