Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/09/2023 14:42
  • Estudantes conversam com especialistas sobre ansiedade e depressão durante o Setembro Amarelo
Foto: Manoel Barbosa/SME


Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada nas Quintas, receberam na tarde desta terça-feira (26) uma palestra sobre a campanha Setembro Amarelo, que visa promover a valorização da vida e prevenir o suicídio. Outras duas escolas municipais de Natal, Professor Luiz Maranhão Filho (Cidade Nova) e Vereador José Sotero (Igapó), serão beneficiadas pela campanha nesta semana.


A palestra foi ministrada por uma equipe do Complexo de Saúde Severino Lopes, composta por psicólogo, assistente social, enfermeiro e psiquiatra. Os palestrantes abordaram temas como sintomas de depressão e ansiedade, rede de atenção psicossocial do município e como buscar ajuda. "Essa palestra é importante para desmistificar a questão da prevenção ao suicídio", disse a psicóloga Daiane Karina da Silva Azevedo. "A campanha do Setembro Amarelo fala sobre a valorização da vida e é importante as pessoas estarem atentas a esses quesitos desde a infância, da adolescência, falar sobre o que pode causar um adoecimento psíquico e onde esses adolescentes podem procurar ajuda", complementou.


A assistente social Roberta Guedes de França destacou a importância de abordar o tema nas escolas. "Existe um índice muito grande de ansiedade, depressão, automutilação, de transtornos mentais que vêm acometendo os jovens", constatou. "Nosso papel é ir falando com eles, abordando, através de dinâmicas, de palestras, sobre a rede de atenção psicossocial do município, e, também, quais são as possibilidades de tratamento", afirmou.

 
A estudante da Escola Municipal Ferreira Itajubá, Kauanny Alexandra Rodrigues de Oliveira, 14 anos, disse que a palestra foi muito importante. "Eu acho necessário a palestra do Setembro Amarelo nas escolas porque tem muitos alunos que passam por situações incômodas e guardam para si próprio. Então, eu acho muito útil isso de vir assistente social, vir pessoas da prefeitura para incentivar a vida, para alertar que você não está sozinho e que você tem que se abrir e se sentir seguro com as pessoas que você estuda, com as pessoas que você mora e aprender que em hipótese alguma tirar a vida vai ser a solução", avaliou.


A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Magda dos Santos, comentou que o evento é um momento para levar informação sobre saúde mental aos estudantes. "Escolhemos algumas escolas frente às demandas que já tinham chegado para nós. Neste primeiro momento, são três escolas municipais, e posteriormente, dependendo do planejamento que possamos fazer junto com essa instituição, possamos ampliar por mais tempo em algumas escolas, para fazer oficina com os estudantes que apresentam maior queixa de depressão, de ansiedade, de falta de sono, esses sintomas são característicos dessa nova patologia que nós estamos enfrentando depois da pandemia", explicou.  

Sobre o Setembro Amarelo


O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O objetivo é alertar a população sobre o problema e promover ações para evitar que as pessoas cheguem a esse extremo. Os sintomas de depressão e ansiedade são comuns entre os jovens, especialmente após a pandemia da Covid-19. É importante estar atento a esses sinais e buscar ajuda profissional se necessário.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css