Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/09/2023 12:57
  • Professores da rede municipal de Educação recebem orientações sobre o Eclipse Solar Anular
Foto: Manoel Barbosa/SME

No dia 14 de outubro de 2023, os olhos do mundo estarão voltados para o céu para observar um espetáculo: o Eclipse Solar Anular. Este fenômeno astronômico ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Natal em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveram durante toda a quarta-feira (27), uma formação em alusão ao eclipse anular do sol. O encontro aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves e reuniu os professores, diretores, coordenadores e assessores pedagógicos.

A titular da Educação, professora Cristina Diniz, acompanhou a palestra no horário vespertino e contou que os estudantes, professores e gestores da Rede Municipal foram convidados para participar de um evento que acontecerá no dia do Eclipse Solar, destinado a observação do fenômeno, que acontecerá no Centro Cultural Trampolim da Vitória, na Base Aérea de Natal. “A equipe da SME-Natal e da AEB promoveu essa formação com orientações e explicações preparando esses profissionais para o grande dia”, afirmou Diniz.

Segundo a chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire Lacerda, os fenômenos da natureza como os eclipses despertam o interesse e curiosidade dos estudantes. “Vivenciar e visualizar o eclipse aproxima as crianças e os adolescentes dos estudos sobre a Astronomia, possibilitando o conhecimento dos movimentos do Sol, Terra e Lua”, ressaltou.

A integrante da equipe da Agência Espacial Brasileira, Adriana Elisa Lima de Corrêa, falou sobre o objetivo da formação. “Estamos fazendo um evento de divulgação científica para demonstrar as ciências espaciais. Reunimos diversos passeios para fazer atividades na área espacial, tanto sessões de planetário, oficinas, atividades maker, e estamos também com a parceria com a Base Aérea de Natal e o Museu do Trampolim que vai estar aberto no dia 14 para visitação. É importante fazer com que as pessoas tenham mais acesso a esse conhecimento, e saber que ciências espaciais estão no nosso cotidiano, que é algo complexo, mas que afeta a vida de todo mundo. Por exemplo, hoje tem o celular, tem o GPS, que não vivemos sem, e isso tudo é tecnologia que começou com as ciências espaciais”, reforçou Corrêa.

“Na nossa escola estamos trabalhando essa temática com as turmas do Ensino Fundamental. A formação foi interessante para fazermos o link dessas informações com os nossos estudantes”, comentou a professora de Ciências da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, Richelly da Costa Dantas Oliveira.