natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Partindo do princípio de que ações para mudança de hábitos começam em casa, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, iniciará a Campanha de Conscientização e Destinação de Resíduos nas dependências da própria empresa a partir deste mês de abril.
A idéia inicial é que todos os meses os funcionários tenham uma data para destinar resíduos que possuem em casa, como os eletroeletrônicos, pequenas baterias e pilhas. Durante todo o mês haverá na empresa a separação dos resíduos como papel, papelão, garrafas pet, e diversos outros resíduos que serão encaminhados para as cooperativas e empresas que trabalham com esses materiais e fazem a logística reversa.
Segundo Gustavo Tonelli, diretor de planejamento e gestão ambiental da Urbana, “adotar a reciclagem não apenas protege o meio ambiente, mas também promove a inclusão social, cria empregos verdes e fortalece comunidades, formando um ciclo virtuoso de sustentabilidade e equidade para todos. Queremos que esse ciclo se fortaleça começando pela própria Urbana, mas já em fase de planejamento uma forma de expandir para as secretarias do município.”
Com apoio da Natal Reciclagem Ltda, que já é parceira no projeto Natal Limpa e Sustentável, o ECOtrailer ficará dia 25 e 26 de abril das 7h às 13h, no estacionamento da Urbana, para recolhimento dos resíduos eletroeletrônicos. Também nos dias 25 e 26 os funcionários poderão deixar outros resíduos que guardam nas suas gavetas e esquecem de descartar, ou que deixam em casa para descartarem depois.
“Fizemos um estudo de gerenciamento de resíduos da Urbana e vimos a oportunidade de reforçar nos nossos funcionários o hábito de descartar os resíduos do dia a dia de trabalho e os resíduos que guardam em casa, como os eletroeletrônicos, pilhas e pequenas baterias, que muitos acabam esquecendo de descartar nos pontos de descarte voluntário espalhados pela cidade. Indo para o expediente de trabalho, e uma data específica para descarte de certos resíduos, será mais fácil lembrar da destinação”, disse Alvamar Vale, presidente da Urbana.