Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/05/2024 11:20
  • Posse Conselho Gestor do Parque da Cidade acontece nesta sexta-feira (3)
Foto: Carla Belke/Semurb

A Prefeitura de Natal dará posse nesta sexta-feira, 3, aos primeiros membros do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte. O evento que acontece no auditório do Parque, a partir das 15h, vai contar com a presença do titular de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, que assume a presidência do Conselho, entre outras autoridades.

A posse dos novos conselheiros será realizada em uma sessão solene com uma mesa composta pelo diretor do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental (DPUA) da Semurb, Luiz Augusto Correia, a secretária adjunta de Planejamento, Eudja Mafaldo, e o secretário Thiago Mesquita.

Os novos membros irão compor o colegiado de caráter consultivo, pelos próximos dois anos, conforme estabelecido pela legislação municipal. O Conselho será composto por representantes paritários do Poder Público e da Sociedade Civil, totalizando 22 membros, entre titulares e suplentes.

O órgão vai desempenhar um papel crucial na gestão do Parque, com responsabilidades que incluem acompanhar a implementação do Plano de Manejo, integrar-se com outras unidades de conservação, avaliar o orçamento e opinar sobre contratações e obras no local.

As instituições governamentais que terão representação no Conselho além da Semurb, serão: a Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), o Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da Guarda Municipal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Câmara Municipal de Natal e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

Já as entidades não-governamentais que terão assento no Conselho são: o Conselho Comunitário Cidade Satélite (CONCITEL), a Associação Cidade Nova Inova, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), a Associação Potiguar Amigos da Natureza (ASPOAN) e o Horto Florestal Parque das Serras.

“Esperamos que a diversidade de perspectivas representada pelos membros contribua para uma gestão mais inclusiva e abrangente do Parque da Cidade. Um vez que o Parque é uma peça importante no contexto ambiental de Natal, e o Conselho Gestor desempenhará um papel crucial em sua preservação e uso sustentável”, ressalta o secretário da Semurb, Thiago Mesquita.