Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

29/05/2024 12:30
  • Estudantes da Escola M. Prof.ª Adelina Fernandes conversam com escritor potiguar
Foto: Adrovando Claro / SME


Nesta terça-feira (28), a Escola Municipal Professora Adelina Fernandes recebeu a visita do escritor potiguar, Márcio Benjamin, para uma roda de conversa com a temática da literatura. Na ocasião, 35 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de debater e ouvir alguns dos contos de terror nordestino do escritor. A iniciativa faz parte do projeto Jovem Leitor, desenvolvido pelo escritor e beneficiada pela Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. A ação vai percorrer 10 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. Até o momento já receberam a visita do escritor as Escolas Municipais Professor Carlos Bello Moreno, Santos Reis, Professor Reginaldo Ferreira Neto, Professor Antônio Severiano de Araújo e Professora Josefa Botelho.

“A literatura reflete a cultura, as ideias, os valores e as experiências de uma sociedade em determinado período de tempo. A literatura não só entretém, mas também informa, inspira e provoca reflexão sobre questões humanas universais, como amor, morte, identidade e justiça. Ao longo da história, a literatura desempenha um papel fundamental na transmissão de conhecimento e na preservação da memória coletiva de uma sociedade”, destacou entusiasmada a professora Lúcia Gomes de Brito, que participou da roda de conversa.

Além do projeto Jovem Leitor, o escritor potiguar também está percorrendo outras cinco escolas públicas com o projeto “Todas as cores da Literatura”, que recebeu incentivos da Lei Paulo Gustavo. “É muito interessante essa divulgação para que estimule também outros projetos. Queremos quebrar dois tabus muito importantes, que o livro é caro, e o mais importante, que o jovem não gosta de ler. Eu penso que falta essa apresentação da literatura ao jovem”, afirmou o escritor especialista em livros que a narrativa é direcionada ao terror.

Para a estudantes Ítala Maisa Rocha de Lima, de 14 anos e matriculada no 8º ano do Ensino Fundamental, a literatura pode possibilitar um futuro melhor. “A literatura é algo muito bom tanto para os jovens, quanto para as crianças pequenas, para descobrir um mundo interessante. O livro melhora nossa linguagem e também nos diverte”, disse a adolescente.

Escritor

Márcio Benjamin Costa Ribeiro, é natalense, advogado e autor de romances e livros de contos folclóricos de terror. O escritor resgata e reinventa causos tradicionais da cultura sertaneja como o papa-figo, o lobisomem, a mula-sem-cabeça, entre outras criaturas folclóricas, sempre com o palavreado e o linguajar do sertanejo.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css