natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O Palácio dos Esportes Djalma Maranhão foi palco de um espetáculo de talento, criatividade e cultura com o Festival de Ginástica e Dança, na tarde desta terça-feira (05), como parte da programação dos XXXVI Jogos Escolares Municipais (JEMs). O festival reuniu estudantes, pais, professores e gestores escolares com o objetivo de destacar os projetos artísticos e culturais desenvolvidos nas escolas ao longo do ano letivo.
Coordenadora do evento, a professora Mirella Nogueira Braga, da Escola Municipal Vereador José Sotero, falou sobre a importância do festival. "Este ano, contamos com a participação de sete escolas e cerca de 113 atletas. As apresentações não têm caráter competitivo, são uma forma de mostrar e valorizar o trabalho realizado ao longo do ano. Temos 12 coreografias que abrangem modalidades como ginástica rítmica, ginástica para todos, dança contemporânea e balé clássico. Optamos por um festival que premia todos os participantes. É um grande momento de celebração para os estudantes", explicou Braga.
O professor Nildon Andrade, que desenvolve projetos na Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, ressaltou a evolução do grupo de dança. "Estamos em transição da ginástica competitiva para a ginástica de apresentação, e o trabalho vem sendo estruturado desde o ano passado. Este ano, estamos mais fundamentados e trazendo três coreografias inspiradas na cultura popular. Participam 55 estudantes do Ensino Fundamental, contou Andrade.
A assessora pedagógica de Educação Física, Cybele Câmara da Silva, destacou o impacto dos projetos na vida escolar dos estudantes. "A maioria das apresentações do festival é resultado dos projetos de arte e educação física desenvolvidos nas escolas, como Linguagem e Movimento. Esses projetos são realizados ao longo do ano e os professores dedicam-se a criar coreografias, trabalhando com elementos de ginástica e dança. O JEMs é a coroação desse trabalho", afirmou a assessora.
A estudante de 10 anos, Sara Kelly Sousa da Silva, do 4º ano da Escola M. Professora Maria Madalena X. de Andrade, estava visivelmente animada. "É um prazer participar deste evento. Estou muito ansiosa e acho o balé muito divertido. Faço aulas uma vez por semana e gosto de dançar por diversão", contou.
As apresentações foram um verdadeiro mosaico cultural, destacando as diferentes regiões e tradições do Brasil. A Escola Municipal Vereador José Sotero trouxe as coreografias “Orgulho de Ser”, “Minha Terra Natal”, “Cores do Meu País” e “Nordestinos”, sob a orientação da professora Mirella Braga. A Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva apresentou “Feira do Alecrim”, “Seja Como Flor” e “Nosso Sertão”, dirigidas pelo professor Nildon Andrade. Já a Escola Municipal Professora Josefa Botelho encantou o público com “Encantos da Vila”, coordenada pelas professoras Karluza Moreira e Lidiane Kalinne Nascimento.
Outras escolas também se destacaram: a Escola Municipal Professor Amadeu Araújo apresentou “Pérola Negra”, sob a orientação dos professores Arlindo e Pedro; a Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra trouxe “Somos Todos Um”, dirigida pelas professoras Ilana Diniz, Elaine Cristina e Ana Clara; e a Escola Municipal Maria Madalena Xavier de Andrade emocionou com a dança “Asa Branca”, com a professora Lidiane Diniz. Encerrando o festival, a Escola Municipal Lourdes Godeiro apresentou “Carolina Foi o Samba”, sob a orientação das professoras Ana Lúcia e Kananda.