natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Câmara Técnica Intersetorial de Prevenção ao Suicídio se reuniu, na última quarta-feira (11), para debater ações voltadas à saúde menta e à prevençao ao suicído. O encontro teve como pauta a avaliação de ações realizadas anteriormente, a formulação de orientações a serem trabalhadas com comunicadores ao noticiar casos de suicídio e avaliar proposta de oferecer aos servidores momentos de autocuidado, além disso, foram apresentados dados atualizados sobre
violências autoprovocadas na capital potiguar.
Coordenada pelo GGMI desde 2019 a Câmara Técnica reúne participantes de diversas secretarias, entre eles estavam representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), do Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (SISMUD) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-NATAL). Desempenhando um papel estratégico na criação de políticas públicas voltadas à prevenção do suicídio e ao fortalecimento da saúde mental no município.
Durante a reunião, foram apresentadas estatísticas locais, destacando as questões de gênero, faixa etária e de distribuição geográfica. Essas informações têm sido fundamentais para direcionar ações de conscientização e de combate à desinformação, incentivando a população a buscar ajuda especializada para os cuidados da saúde mental. Os técnicos reforçam que, em caso de sofrimento emocional, deve-se buscar ajuda na Unidades Básicas (UBS). Em situações de urgência é recomendado acionar o SAMU ou dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Estes serviços integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), criada para oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades relacionadas à saúde mental.