natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O Transporte Sanitário Natal (TSN) realizou a entrega de novos fardamentos para os profissionais que atuam no serviço. Ao todo, foram distribuídos cerca de 195 Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre camisas, calças, macacões e coletes, para os trabalhadores que atuam na locomoção de pacientes que necessitam de atendimentos eletivos da cidade.
O TSN conta com cerca de 45 servidores, entre equipe administrativa, coordenação, profissionais que atuam na assistência, condutores, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que receberam os novos uniformes. “Encerramos a gestão com 100% de renovação de fardamento para toda a equipe do Transporte Sanitário, reforçando o compromisso do Prefeito Álvaro Dias com a saúde dos trabalhadores e da população”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS) da SMS Natal.
Além de EPI's, os uniformes são também um equipamento de proteção coletiva, pois auxiliam os profissionais no transporte seguro dos pacientes durante transferências, avaliações por especialistas, realização de exames, internações ou procedimentos em outros serviços de saúde. “São fardamentos modernos, com conforto térmico e que também melhoram a mobilidade e a questão ergonômica dos profissionais durante o traslado de pacientes em maca e dentro da ambulância”, explica Luís Fernando Pires, coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da SMS Natal sobre os novos fardamentos.
Os uniformes são importantes também, pois são um equipamento de identificação dos trabalhadores que atuam no serviço. “A renovação do fardamento foi essencial para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores do TSN. Nosso macacão funciona como equipamento de proteção individual e confere identidade ao nosso serviço. Investir em fardamento é investir na segurança, saúde e produtividade dos trabalhadores. Estamos muito felizes com a entrega dos fardamentos.”, enfatiza Carolina Rocha de Almeida, enfermeira e coordenadora do TSN.
Criado em setembro de 2018, o Transporte Sanitário Natal (TSN) tem o objetivo de garantir o acesso aos serviços do SUS e à circulação, no âmbito municipal, dos residentes em Natal. Os procedimentos são regulados pelas centrais de regulação e pelos serviços de saúde onde o usuário se encontra internado. Após essa regulação, o transporte do paciente é agendado previamente pela central de regulação do TSN conforme a necessidade de cada usuário.