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A Academia de Saúde Pajuçara, serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, atua desde agosto de 2021 fortalecendo o vínculo e qualidade de serviços de saúde com a população, ampliando a concepção de bem-estar na linha de cuidado integral. O projeto é uma estratégia da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) e é realizado por profissionais capacitados para incentivar a inclusão, participação, lazer e saúde para os cidadãos.
Com valorização dos hábitos de práticas corporais e de alimentação saudável, o serviço faz parte do Programa Academia da Saúde (PAS) e as ações seguem as recomendações do Ministério da Saúde, oferecendo práticas artísticas, integrativas e complementares, educação em saúde e mobilização da comunidade. O acesso é por demanda espontânea ou motivado pela recomendação de um profissional de uma unidade de saúde.
“Nosso maior objetivo é proporcionar um estilo de vida saudável a essas pessoas de forma ampla, desde um momento de lazer em comunhão até a prática de exercícios corporais”, afirma a profissional de Educação Física do polo Pajuçara, Teresa Cristina. A educadora enfatiza que as pessoas costumam focar na doença e nos postos de saúde, que são importantes, mas que elas devem também se atentar com ações preventivas, como os exercícios físicos, já que eles incentivam cuidados com a saúde, evitando o surgimento ou agravo de doenças, além de contribuir para desafogar o sistema que sofre com a alta demanda de atendimentos.
Além das atividades desenvolvidas pelo projeto, uma vez ao mês, aos sábados, a equipe da academia Pajuçara oferece programação aberta ao público com oficina de atividades físicas. A dona de casa, Rogéria Guerra, exalta o trabalho dos profissionais do pólo Pajuçara nas ações de cuidado, ressaltando o acolhimento realizado por eles. “Venho na chuva e no sol porque adoro estar aqui, e esse espaço me faz muito bem”, diz a usuária.
A equipe da PAS Pajuçara iniciou também um projeto de alfabetização, o “Arte de Aprender”, para os usuários adultos não alfabetizados aprenderem a ler, escrever e compreender textos. “Percebemos que alguns usuários não conseguiam escrever os próprios nomes nas listas de frequência e entendemos que poderíamos criar uma didática para essa demanda”, fala Tatiane Fonseca, auxiliar administrativa do polo, sobre o projeto. A primeira turma aberta conta com nove alunos inscritos, com as aulas acontecendo nas quartas-feiras pela manhã no local.