natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Três estudantes da Rede Municipal de Ensino de Natal foram medalhistas na modalidade Taekwondo, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, disputados na cidade de Recife, em Pernambuco (PE), entre setembro e outubro. Os JEBs são considerados como a maior competição esportiva-educacional do Brasil, chancelada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Anualmente a competição reúne milhares de estudantes/atletas com idade entre 12 e 14 anos.
A atleta de 13 anos, Maria Helloyse Ribeiro Limeira, foi destaque do Taekwondo conquistando duas medalhas de ouro nos Jogos. Ela é estudante da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, situada no bairro Potengi, e está cursando o 8º ano do Ensino Fundamental. “Venci na categoria 44 kg e ganhei duas medalhas de ouro. Já conquistei 35 medalhas de outras competições. Eu treinei bastante este ano. Meus treinos são de segunda-feira a sábado. Fiquei bem feliz e minha família também, comemoraram bastante comigo”, expressou a campeã.
A gestora administrativa Regina da Silva N. Olegário, da Escola M. Professor José do Patrocínio, comentou a conquista. “É um estímulo para os outros estudantes, o esporte que transforma vidas. Estamos felizes com uma atleta vitoriosa na idade dela, com essa consciência e força de vontade. Ela já tinha tentado em anos anteriores, não conseguiu e teve dedicação para tentar novamente e voltou campeã, servindo de exemplo para os colegas”.
Outra atleta destaque foi a estudante Roslayne Santos, da Escola Municipal Professor Berilo Wanderley, do bairro das Quintas. A adolescente trouxe para Natal uma medalha de prata. Já Maria Cecília Silva Pinheiro, de 14 anos, foi bronze nos JEBs. A estudante está matriculada no 8º ano da Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, localizada no bairro Potengi.
A atleta falou sobre a preparação para os jogos. “Eu me preparei treinando pesado todos os dias da semana. É o meu primeiro ano disputando nas competições. Estou muito satisfeita com o resultado e a medalha de bronze. Meu objetivo é melhorar cada vez mais”, afirmou. Maria Cecília disputou na categoria -59 kg, da Série Ouro.
A diretora pedagógica Maria Luciana A. de Souza, da E. M. Professora Maria Madalena, confirmou a alegria de toda a equipe e estudantes da unidade, com a participação de Maria Cecília. “A nossa atleta está tendo uma visibilidade nacional, levando o nome da escola, do Conjunto Santarém, de Natal e do RN. A escola sempre apoia os projetos esportivos, por meio de parcerias, e também com o trabalho, em outras modalidades, desenvolvidos pela professora de Educação Física, Vanderleia da Silva. Sempre estimulamos nossos estudantes a praticarem esportes, e de competirem de maneira salutar”, disse a gestora.
As atletas da Rede Municipal de Ensino treinam Taekwondo por meio do Projeto Lapidando Campeões, que é realizado na Associação de Moradores do Conjunto Santarém (AMCS), e possui extensão nas escolas. “Nosso projeto acontece em parceria com a Prefeitura do Natal, onde realizamos o suporte técnico e de material esportivo para os atletas e estudantes”, afirmou o mestre em Taekwondo, Dennys Alison Oliveira da Silva.
“Tivemos uma participação de excelência no JEBs, somos campeões gerais, no feminino e masculino. Saímos como a principal equipe do Brasil nestes Jogos. Conquistamos no feminino, duas medalhas de ouro e uma medalha de bronze, só com as meninas da Rede Municipal, além de outros atletas. As escolas municipais deram todo suporte ao nosso projeto para que pudéssemos representar bem o nosso Rio Grande do Norte, nesta competição que é nacional”, concluiu o treinador Dennys da Silva.
Jogos Escolares Brasileiros
O evento visa promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os atletas. A competição foi realizada entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, em diferentes polos na cidade do Recife.
Os jogos foram voltados para as categorias masculino e feminino, com idade de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Ao todo foram 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, Taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.