Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/04/2025 14:53
  • Secretaria de Educação promove VII Vivências e Convivências em parceria com o Tribunal de Justiça
Manoel Barbosa / SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu, na manhã desta quarta-feira (02), a VII Vivências e Convivências, um evento que visa fomentar diálogos humanizantes dentro das ações do Programa Justiça e Escola - O Caráter Conta. O encontro, realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), reuniu educadores, gestores e representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para refletir sobre a importância da educação em valores humanos.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, deu início às discussões ressaltando a inevitabilidade dos conflitos nas relações humanas. “Os conflitos existem, mas como vamos superá-los é que fará toda a diferença. Estamos aqui para refletir sobre os princípios éticos que precisamos levar às nossas escolas. Este é um momento de zelo”, afirmou Capistrano, enfatizando a importância de cultivar um ambiente educativo que priorize o respeito e a ética.

 O juiz e coordenador geral do Programa "O Caráter Conta", do Tribunal de Justiça do RN, José Undário Andrade, destacou o compromisso com a transformação da educação pública. “Nosso objetivo é fazer da educação uma prática que forme crianças e adolescentes muito mais humanos. O programa Justiça e Escola é uma iniciativa que busca fortalecer esses valores nas escolas. Precisamos ser fortes, pois os desafios são imensos”, declarou.

A diretora do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), Merise Maria Maciel,  trouxe uma perspectiva preventiva ao debate. “Trabalhar de forma preventiva é a melhor maneira de atuar. Precisamos começar a abordar os temas ligados aos valores humanos desde cedo em nossas escolas. É fundamental ‘esperançar’ nossos estudantes, incentivando-os a se tornarem cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo”, disse Maciel.

O psicopedagogo e consultor educacional, Nery Adamy, complementou as falas destacando a necessidade de uma educação intencional. “A educação escolar e familiar não pode ser feita de forma não intencional. Os valores humanos na educação são cruciais, quanto maior o problema, maior deve ser nossa atenção. Precisamos olhar com mais zelo para valores como respeito, zelo, sinceridade, cidadania, solidariedade, empatia, justiça e liberdade”, afirmou Nery. 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css