natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Escola Municipal Terezinha Paulino de Lima, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, se transformou em um espaço de discussão da importância de preservação do único bioma exclusivamente brasileiro: a Caatinga. A ação educativa foi promovida pela equipe do Planta Natal — projeto da Prefeitura do Natal, voltado ao aumento da arborização e conscientização ambiental na capital potiguar. A ação ocorreu na última sexta-feira (25).
A atividade, realizada em alusão ao Dia Nacional da Caatinga e ao Dia Internacional da Educação Ambiental (28/04), reuniu cerca de 40 alunos do 8º e 9º ano em uma animada gincana. Divididos em grupos, os estudantes participaram de enigmas e desafios relacionados à fauna, flora e conservação da Caatinga. Os vencedores levaram para casa mudas de ipê-amarelo, árvore símbolo de resistência e beleza do semiárido.
“O Planta Natal não é só sobre plantar árvores. É sobre plantar consciência, especialmente entre os jovens, que são agentes essenciais para um futuro mais sustentável. Trabalhar a Caatinga com essa abordagem lúdica e educativa cria vínculo e valorização pelo nosso bioma”, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.
O engenheiro florestal Rodrigo Freitas, que integra a equipe do projeto, lembrou que ações como essa reforçam o papel da arborização urbana e da educação ambiental na conservação dos ecossistemas locais, como a Caatinga, promovendo mais qualidade de vida para a cidade.
O Planta Natal já atingiu a meta de 20 mil mudas de espécies nativas plantadas em Natal entre 2019 e 2020. A iniciativa atua na recuperação de áreas verdes, com participação da população, especialmente em bairros com baixa arborização.
Saiba mais informações e sobre como participar no site www.plantanatal.com.br.