natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou uma formação voltada para os professores da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino. O encontro ocorreu na última sexta-feira (25), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), como parte do processo formativo instituído pela Prefeitura do Natal para a Rede Municipal de Ensino. Com o tema "Dialogando sobre os processos pedagógicos na perspectiva da inclusão escolar", a atividade contou com a participação de 93 professores, abrangendo profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas de Ensino Fundamental.
A assessora pedagógica do Setor de Educação Especial, Katiusca Maria da Silva, explicou que o objetivo principal da formação é alinhar práticas e orientações para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). "Estamos realizando a primeira reunião formativa de 2025, com os professores do AEE. Estamos retomando as funções e atribuições específicas desses profissionais, abordando o AEE nas escolas de tempo integral e discutindo a nova portaria de avaliação da aprendizagem no município do Natal, com foco nos estudantes da Educação Especial”, destacou Katiusca da Silva.
Durante o encontro, foi apresentado aos participantes o documento orientador para o acompanhamento dos estudantes da Educação Especial. A assessora pedagógica Ana Karla de Moura, também do Setor de Educação Especial, reforçou que o atendimento pedagógico especializado tem como função principal avaliar o desenvolvimento educacional do aluno, seja por meio de atendimentos pontuais ou direcionados. A proposição principal do documento cita que o público da Educação Especial contempla exclusivamente estudantes com deficiência física, intelectual, sensorial, múltipla, transtorno do espectro autista, além daqueles com altas habilidades e superdotação.
A Secretaria Municipal de Educação também destacou o papel fundamental de outros serviços de apoio no processo inclusivo, como o trabalho dos Profissionais de Apoio Escolar (PAE), estagiários e o transporte escolar acessível, que são oferecidos aos estudantes da Educação Especial. Dados recentes do sistema E-Cidade mostram que, em 2025, a Rede Municipal de Ensino de Natal conta com 3.686 estudantes da Educação Especial, distribuídos entre as etapas de ensino: 38% estão matriculados na Educação Infantil e 62% no Ensino Fundamental.
Entre as orientações repassadas na formação, foi enfatizado que os professores devem atuar de forma proativa na realização de intervenções pedagógicas, buscando garantir a permanência e a participação ativa dos estudantes em sala de aula, sempre em articulação com o Atendimento Educacional Especializado.