Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/04/2025 15:57
  • Prefeitura do Natal destaca avanços no Dia Mundial da Educação
Arte SME

Neste dia 28 de abril, data que se comemora o Dia Mundial da Educação, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), festeja os resultados obtidos - no âmbito da Política de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino - o incentivo e o envolvimento das Escolas de Ensino Fundamental em duas ações dessa política: participação das escolas nas aplicações das avaliações e as formações continuadas para gestores, coordenadores e professores do 1º ao 5º ano. 
 

Para o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, é importante destacar que as formações trazem como objetivo principal a tematização da alfabetização. “Sob um olhar comparativo vislumbramos nosso resultado na participação da Aplicação das Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com turmas do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais, sendo neste ano 88%, número superior ao registrado em 2024, que foi de 62%. Já com o resultado da participação da Aplicação das Avaliações (PARC-Fluência), registramos este ano um percentual de 80% de entrada, enquanto em 2024, este percentual relativo a saída foi de 71% em turmas do 2º ano dos Anos Iniciais”, ressaltou Aldo Fernandes.

 

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios. As metas do Compromisso são direcionar os esforços para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais. 


Avaliação da fluência em leitura 

As avaliações da fluência em leitura permitem identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidam seu processo de alfabetização.  

 

 



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css