natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Mais um pluviômetro foi instalado em Natal pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Um instrumento que mede a quantidade de chuva que cai em determinado lugar ou época foi colocado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dessa vez, no departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL/CB/UFRN), na via Costeira, bairro de Mãe Luiza, na zona leste da capital potiguar. A instalação aconteceu na manhã desta terça feira (29).
As instalações de pluviômetros fazem parte do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação a Mudanças Climáticas, que foi lançado em dezembro, pela Prefeitura de Natal. A capital hoje, já conta com 44 pluviômetros instalados, o objetivo da Semurb é que daqui para o final deste ano, a cidade tenha 80 instalações de pluviômetros.
Na ação de instalação do instrumento, esteve presente o coordenador do projeto, Carlos da Hora - representando o secretário da pasta, Thiago Mesquita. “Hoje estamos instalando o 44° pluviômetro e o sexto na região leste. A rede cresce cada vez mais, servindo para prestar informações mais precisas diariamente para a população”, disse o coordenador.
“Ter um equipamento como este instalado no departamento, é muito bom pra gente que trabalha com sistemas aquáticos e sistemas produtivos de aquicultura, de criação de tilápia e camarão. Ter informações sobre volumes de chuvas nessa escala é bem importante para os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do curso de Engenharia de Aquicultura”, disse o professor e chefe do DOL/CB/UFRN, Guilherme Longo.
As metas também incluem monitorar a distribuição de chuvas, compreender eventos extremos, prever possíveis transbordamentos das lagoas de captação e fornecer dados para as futuras salas de monitoramento, e ainda, envolver os alunos em atividades de educação ambiental.
Mensalmente, a Semurb frequenta as escolas e universidades nas quais o material foi instalado, com intuito de conversar com os professores, averiguar como está a situação do equipamento e se precisa de manutenção.
A Prefeitura disponibiliza diariamente as informações sobre volumes de chuvas na capital natalense. Consulte aqui.