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30/04/2025 09:40
  • Ouvidoria Geral do Município atende no mês de abril mais de 600 demandas dos natalenses
OGM

A Ouvidoria Geral do Município de Natal (OGM) passou por uma ampla reformulação. O órgão, que presta assistência direta ao prefeito Paulinho Freire, também é um canal direto entre a Prefeitura e o cidadão. 

A ouvidora geral, Nina Salustino, comemorou os resultados positivos que vem sendo obitidos com a escuta ativa da sociedade, contribuindo para o  aprimoramento de políticas públicas. Somente em abril, a Ouvidoria atendeu 650 demandas da população, sendo 260 via WhatsApp, 295 por meio de ligações telefônicas e 120 por e-mail.

Essa agilidade só foi possível após a reestruturação da OGM promovida na atual gestão. “Estruturamos o setor e a equipe, fizemos um levantamento da quantidade de demandas em aberto, identificamos quais secretarias possuíam ouvidorias próprias e solicitamos aos secretários que indicassem um servidor responsável por atender as demandas feitas pelo cidadão, sendo ele o nosso canal de contato com aquela secretaria”, explicou a ouvidora.

Nina Salustino destacou também o trabalho de alinhamento entre a Ouvidoria Geral e a Ouvidoria do SUS, visando formas de agilizar a resolução das demandas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que desempenha um papel crucial na promoção, prevenção e proteção da saúde da população.

A ouvidora citou ainda parceria junto a outras pastas da Prefeitura, ampliando a integração entre as secretarias. “Realizamos uma reunião de orientação sobre o fluxo de ouvidoria com a SEMIDH, tendo em vista que será criada uma ouvidoria própria devido às peculiaridades da pasta. Também promovemos a capacitação do servidor ‘ouvidor’ responsável pela SEINFRA, para o manuseio do sistema de Ouvidoria, considerando a importância da secretaria na infraestrutura urbana e nos serviços públicos, como a manutenção e recuperação do sistema de drenagem, limpeza de lagoas de captação e execução de obras de pavimentação e conservação de vias públicas”, explicou.

Segundo Nina Salustino, a OGM segue investindo em inovação para atender cada vez melhor o cidadão natalense. “Temos toda a atenção do prefeito Paulinho Freire e estamos com uma série de projetos que pretendemos pôr em prática o mais rápido possível”, afirmou.

Entre as próximas ações estão: o projeto de capacitação dos servidores “ouvidores” para o manuseio do sistema; a otimização do atendimento ao público por meio de inteligência artificial (em parceria com a SEMPLA); a atualização do sistema, com a implantação de um painel de monitoramento com alarmes das demandas em aberto (também em parceria com a SEMPLA); além da promoção de campanhas de conscientização.

A OGM atende o cidadão de forma presencial ou por meio de ligações telefônicas, mensagens no WhatsApp, e-mail ou pelo link do Fala Natal. “Recebemos e examinamos sugestões, reclamações, elogios e denúncias dos cidadãos relativos aos serviços e atendimentos prestados pelos diversos órgãos da Prefeitura do Natal. Resguardamos o sigilo e fazemos o encaminhamento às secretarias responsáveis, possibilitando o retorno aos interessados”, explicou Nina.

Demandas solucionadas pela OGM por secretaria:

ARSBAN – Agência Reguladora de Saneamento Básico
Total de demandas: 140
    •    Ligações clandestinas de água/esgoto
    •    Vazamentos de água em via pública
    •    Problemas relacionados a bocas de lobo

PGM – Procuradoria Geral do Município
Total de processos regularizados: 35
    •    Regularização de processos administrativos via sistema da Ouvidoria
    •    Encaminhamentos jurídicos para resolução de pendências documentais

PROCON – Instituto de Defesa do Consumidor
Total de solicitações atendidas: 38
    •    Fiscalizações em estabelecimentos comerciais
    •    Atendimento a denúncias de práticas abusivas

SEFIN – Secretaria Municipal de Finanças
Total de solicitações solucionadas: 151
    •    Regularização e esclarecimentos de cobranças relacionadas ao IPTU
    •    Apoio no parcelamento e emissão de boletos

SEMSUR – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
Total de demandas atendidas: 220
    •    Ligamentos de iluminação pública
    •    Apoio e organização de ambulantes em áreas públicas

SEMURB – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo
Total de demandas concluídas: 246
    •    Emissão de alvarás de funcionamento
    •    Embargos e fiscalizações de obras irregulares
    •    Denúncias relacionadas ao uso do solo e construções

URBANA – Empresa Municipal de Limpeza Urbana
Total de atendimentos realizados: 338
    •    Limpeza e manutenção de terrenos baldios
    •    Coleta de lixo domiciliar e entulhos

Formas de contato com a Ouvidoria:

Telefone: (84) 3232-6389
E-mail: ouvidoria@natal.rn.gov.br
Sistema online: site da Prefeitura do Natal



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